Rede de Computadores
O técnico em Rede de Computadores trabalha na implementação de tecnologias, garantindo segurança e bom funcionamento dos sistemas de dados.
A responsabilidade sobre o sistema de comunicação de dados em uma organização é do técnico em Rede de Computadores. É esse profissional que cuida da manutenção e de problemas que possam vir a ocorrer com cada máquina e seu respectivo usuário dentro de uma instituição. O técnico deve estar apto a montar, fazer manutenção, configurar e instalar os sistemas operacionais pertencentes aos dispositivos de rede de um computador.
É preciso ser ético, ter espírito empreendedor e ser comprometido com as suas atividades, já que, muitas vezes, o técnico em Rede de Computadores estará totalmente envolvido com os problemas organizacionais da instituição. Portanto, é necessário desenvolver habilidades para executar e solucionar as demandas sempre com muita responsabilidade.
Público-alvo
O estudante que deseja fazer o curso técnico em Rede de Computadores precisa ser flexível, dominar os diversos aspectos da tecnologia e das organizações. É preciso também compreender os processos e as necessidades das instituições para atender efetivamente o que for solicitado.
O curso
O curso técnico de Rede de Computadores tem as disciplinas voltadas para a área de exatas. Dentre elas estão conceitos básicos de computação, comunicação de dados, fundamentos de eletrônica e noções de programação. É preciso que o aluno realize estágio para obter a conclusão do curso.
Duração média
De 5 a 6 semestres
Mercado de Trabalho
As perspectivas para o mercado de trabalho nessa área são promissoras, porém, falta mão de obra especializada no setor. As ofertas de vagas para esse profissional devem aumentar nos próximos anos, por conta das organizações estarem modernizando-se, acompanhando, assim, a demanda do mercado de constante modernização no que diz respeito a sistemas operacionais de computadores.
Formas de Atuação
Após concluir o curso, o técnico pode atuar na execução de projetos de computação, desenvolvimento de serviços de manutenção tanto preventiva quanto reativa, elaboração de diagnósticos e suporte nas decisões estratégicas empresariais referentes às redes de computadores.
Campos de Atuação
Instituições Públicas
(Execução de diagnósticos, correção de falhas de computadores, instalação e cabeamento de redes etc.)
Instituições Privadas
(Execução de diagnósticos falhos, correção de falhas de computadores, instalação e cabeamento de redes, configuração de serviços de redes, implementação de recursos de segurança em rede etc.)
Instituições de Terceiro Setor
(Execução de diagnósticos falhos, correção de falhas de computadores, instalação e cabeamento de redes etc.)
Autônomo
(prestação de serviços no que se refere à instalação e configuração de dispositivos de comunicação digital, softwares, equipamentos de rede etc.)
Regulamentação da profissão
A profissão não é regulamentada
Remuneração média
R$ 1 mil a 2,5 mil para profissionais recém-formados
Exigências para exercício da profissão
Não há exigência do diploma para o exercício da profissão.
A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como técnico em Rede de Computadores ou estudante da área. Conte-nos!