Acordo com cinco instituições portuguesas que permite ingresso via Enem é renovado pelo Inep
Programa permite ingresso em universidades portuguesas por meio do desempenho do Enem.
Acordos de cooperação com cinco instituições de ensino portuguesas foram renovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A parceria permite o ingresso em universidades de Portugual por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entre as instituições que tiveram os acordos renovados estão: Instituto Politécnico de Beja, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Santarém, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade da Beira Interior.
Saiba como estudar em Portugal usando o Enem
São 51 instituições lusitanas que possuem o convênio com o Inep para o ingresso de estudantes por meio do Enem.
Cada instituição determina as regras específicas quanto aos pesos e notas mínimas aceitas do exame brasileiro. A iniciativa não fornece suporte financeiro pelo governo federal para a estadia e manutenção dos estudos.
É necessário se atentar à legislação quanto à revalidação de diplomas e o exercício profissional de egressos de instituições de ensino do exterior.
O programa
Criado em 2014, a iniciativa que possibilitou acordos interinstitucionais com universidades lusitanas facilitou o processo de ingresso de brasileiros interessados em fazer um curso superior em Portugal.
O projeto se tornou possível após o Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, da legislação portuguesa, que regulamentou o estatuto de estudantes internacionais no país.
Enem
O Enem é a principal forma de ingresso em instituições de ensino superior no Brasil. Por meio do desempenho obtido no exame, os participantes podem concorrer a vagas ofertadas em programas do Ministério da Educação (MEC). Veja:
-
SiSU: disponibiliza vagas em instituições de ensino públicas, como universidades federais, universidades estudais, institutos federais, etc.
-
ProUni: oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes da rede pública e de baixa renda.
-
Fies: conta com financiamentos, também em instituições de ensino privadas.
Também é possível com as notas do Enem se inscrever em vestibulares e estudar em Portugal.
O Enem 2022 será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. Saiba mais detalhes: edital Enem 2022, edital do Enem 2022 Digital, bem como na página do Enem do Super Vestibular.