Apenas 4% das justificativas de ausência no Enem possuem a documentação comprobatória
Mais de 4 milhões de estudantes solicitaram isenção no Enem 2018, destes 208 mil faltaram às provas em 2017.
O prazo para pedidos de isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 terminou no último domingo (15). Segundo dados do Inep, quase 4 milhões de estudantes solicitaram o benefício, destes, mais de 200 mil são aqueles que tiveram isenção em 2017, mas não compareceram ao exame e tiveram que justificar a ausência.
Entre as justificativas recebidas, apenas 8.486 apresentaram a documentação que comprova o motivo da ausência. Isto significa que mais de 95% dos estudantes que explicaram suas faltas no Enem 2017 não terão direito a isenção este ano.
Veja como justificar ausência no Enem
Estudantes de escolas públicas, aprovados no Encceja ou aqueles que preenchiam os critérios de renda puderam solicitar a isenção. Do total de solicitações, 971.924 são de estudantes da rede pública que estão em fase de conclusão do ensino médio.
Prejuízo
Esta é a primeira vez que os pedidos de isenção são recebidos antes do prazo de inscrições. A intenção do Ministério da Educação (MEC) é diminuir o índice de ausentes no Enem. Na última edição, dos mais de 6,7 milhões de inscritos, mais de 2,2 milhões faltaram a pelo menos um dia de prova, resultando em uma abstenção de 32%.
De acordo com as informações divulgadas pelo MEC, só na última edição do Enem o prejuízo foi de mais de R$ 192 milhões. O gasto é referente às provas que foram impressas e todos os procedimentos necessários para a aplicação.
Resultado
O resultado dos pedidos de isenção da taxa do Enem 2018 está previsto para ser divulgado em 23 de abril. Os participantes poderão verificar a situação do pedido na Página do Participante e também receberão e-mail e SMS do Inep.
Os isentos não estarão automaticamente inscritos no Enem 2018. Eles terão que se inscrever de 07 a 18 de maio. Para quem ganhar a isenção da taxa, o processo de inscrição será mais simplificado, já que informações escolares e socioeconômicas já terão sido preenchidas na solicitação da gratuidade.
O Inep receberá recursos de 23 a 29 de abril, exclusivamente pelo site do Enem. O participante saberá se seu pedido foi negado no e-mail cadastrado e pelo celular informado na solicitação.
Se a isenção for negada após o recurso, os participantes terão que pagar a taxa de R$ 82 se desejarem se inscrever no Enem 2018.
Enem 2018
As provas do Enem serão aplicadas em 4 e 11 de novembro. O primeiro dia contará com 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e a Redação, com duração de 5h30. O segundo terá 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, durando 5h, levando em conta o acréscimo de tempo que o MEC estipulou para este ano.
O resultado do Enem 2018 está previsto para janeiro de 2019. Mais informações no Edital do Exame.