Cartão de Inscrição do PSE 2013-11 da UFPA já está disponível
Demanda de candidatos por vaga também foi liberada. Provas serão aplicadas no dia 03 de novembro, das 8h às 12h em oito municípios paraenses.
Estudantes inscritos no Processo Seletivo Especial (PSE) 2013-11 da Universidade Federal do Pará (UFPA) já podem acessar os seus Cartões de Inscrição com o horário e local de realização das provas, que serão aplicadas neste domingo, 03 de novembro. O documento, que apresenta ainda os dados pessoais do candidato, número de inscrição e curso escolhido, deve ser assinado como o documento de identidade e entregue na ocasião.
Cartão Inscrição PSE UFPA 2013-11
Nesta terça-feira, 29 de outubro, a Universidade informou que os cartões impressos com lotação na Escola Municipal Raimundo Araújo da Costa, em Oeiras do Pará, foram emitidos com erro de grafia e que o nome correto da instituição é Escola Municipal Raimundo Arcanjo da Costa. Ela está situada na Rua Artêmio Araújo, nº 1.103, Bairro Marapíra. A UFPA comunicou, ainda, que não houve alterações nas salas e que o Cartão de Inscrição já pode ser emitido com a respectiva correção.
Os participantes terão das 8h às 12h para resolução da Prova Objetiva, constituída por 40 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura, e elaboração da Redação em Língua Portuguesa. Além do Cartão de Inscrição, os estudantes deverão se apresentar munidos de documento original de identidade e caneta esferográfica de tinta preta ou azul.
As provas serão aplicadas em oito municípios paraenses. O gabarito preliminar será disponibilizado no dia 05 de novembro. Os aprovados passarão, ainda, por Avaliação de documentação e Entrevistas Pessoais que serão realizadas por pelo menos um professor da Comissão Avaliadora, segundo escala divulgada posteriormente. Estão sendo oferecidas 393 vagas para os cursos de Educação do Campo e Etnodesenvolvimento e 302 por acréscimo para indígenas e quilombolas. Detalhes no Edital.
Concorrência
Segundo a demanda de candidatos por opção de curso, divulgada pela UFPA, 138 estudantes se inscreveram para o curso de Etnodesenvolvimento, em Altamira, que oferece 33 vagas, resultando em uma concorrência de 4,18. Já no curso de Educação do Campo, foram registrados 4.910 concorrentes para as 360 oportunidades disponibilizadas. Cameta e Baiao foram as cidades que receberam mais inscrições. Nestes locais, a concorrência é de 43,05 e 32,15, respectivamente.
Entre os quilombolas, Engenharia Industrial (Abaetetuba) e Medicina (Belém) foram os cursos mais concorridos com 21 e 20 candidatos por vaga, respectivamente. No total, 666 candidatos disputarão as 202 vagas disponíveis. Já entre os indígenas, Medicina (Belém), Enfermagem (Belém) e Pedagogia (Abaetetuba) lideram os cursos mais concorridos com 11 e 2 candidatos por vaga, respectivamente. Foram registradas 96 inscrições para a oferta de 100 vagas. Confira demanda completa aqui.