Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Pará
  4. Universidade Federal do Pará - UFPA

Universidade Federal do Pará - UFPA

Atualmente a instituição conta com 12 campi, em Belém e algumas cidades do interior.

Publicado por Rafael Batista
A UFPA é uma das maiores e mais importantes instituições da Amazônia
A UFPA é uma das maiores e mais importantes instituições da Amazônia

Com mais de meio século de história, a Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma das mais importantes instituições de ensino superior da Amazônia. Criada pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek, reuniu os sete cursos existentes em Belém: Direito, Medicina, Ciências Econômicas, Ciências e Letras, Farmácia, Engenharia, Odontologia e Filosofia. 

Hoje a instituição conta com 12 campi, em cidades diferentes do estado e ministra mais de 60 cursos de graduação. Até chegar a atual estrutura, a UFPA passou por inúmeras reformas universitárias, com a inauguração de cursos e campi e outras reestruturações. O último campus foi aberto em 2015, na cidade de Salinópolis.

Atualmente, a comunidade acadêmica conta com mais de 50 mil pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos, alunos de graduação e pós-graduação.

CAMPUS

Campus Abaetetuba
Endereço: Rua Manoel de Abreu, s/nº, Mutirão, Abaetetuba – PA. 
Telefone: (91) 3751-1131 ou 1107

Cursos: Educação do Campo, Engenharia Industrial, Física, Letras – Português, Letras – Espanhol, Matemática, Pedagogia e Serviço Social.

Campus Ananindeua
Endereço: Rodovia BR 316, Km 7, Ananindeua – PA
Telefone: (91) 3201-3069

Cursos: Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais, Física, Geoprocessamento, História, Geografia e Química.

Campus Altamira
Endereço: Rua José Porfírio, nº 2.515, Bairro de São José, Altamira - PA
Telefone: (93) 3515-1079

Cursos: Ciências Biológicas, Educação, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Etnodiversidade, Letras – Português e Letras - Inglês.

Campus Belém
Endereço: Rua Augusto Corrêa, nº 01, Guamá, Belém - PA
Telefone: (91) 3201-7000

Cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Cinema, Dança, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Telecomunicações, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Ferroviária e Logística, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Geofísica, Geografia, Geologia, História, Letras – Português, Letras – Francês, Letras -  Inglês, Letras – Espanhol, Letras – Alemão, Letras – Libras, Jornalismo, Matemática, Medicina, Meteorologia, Multimídia, Museologia, Música, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Serviço Social, Teatro, Terapia Ocupacional e Turismo.

Campus Bragança
Endereço: Alameda Leandro Ribeiro, s/nº, Aldeia, Bragança - PA
Telefone: (91) 3425-1593

Cursos: Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, História e Matemática.

Campus Breves
Endereço: Avenida Anajás, s/nº, Bandeirantes Aeroporto, Breves - PA
Telefone: (91) 3783-1929

Cursos: Ciências Naturais, Matemática, Pedagogia e Serviço Social. 

Campus Cametá
Endereço: Travessa Pe. Antônio Franco, nº 2.617, Bairro da Matinha, Cametá - PA
Telefone: (91) 3781-1258

Cursos: Agronomia, Geografia, História, Letras – Inglês, Letras – Português, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Campus Capanema
Endereço: Avenida Barão de Capanema, nº 1.201, Centro, Capanema - PA
Telefone: (91) 3462-1881

Cursos: Biologia, Ciências Naturais, Letras, Matemática e Sistema da Informação.

Campus Castanhal
Endereço: Avenida dos Universitários, S/N°, Jaderlândia, Castanhal – PA
Telefone: (91) 3311-4600 / 3721-2395

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos: Educação Física, Engenharia da Computação,  Letras – Português, Letras - Espanhol, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia e Sistema de Informação.

Campus Salinópolis
Endereço: Rua Raimundo Santana da Cruz, Bairro São Tomé, Salinópolis – PA
Telefone: (91) 3201-8278

Cursos: Engenharia de Petróleo e Matemática.

Campus Soure
Endereço: 13ª Rua, travessa 19 s/nº, Bairro Umirizal, Soure - PA
Telefone: (91) 3741-1261

Cursos: Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Alemã, Letras – Língua Francesa, Biologia, História e Turismo.

Campus Tucuruí
Endereço: Rodovia BR 422, KM 13, s/nº, Canteiro de Obras da UHE, Tucuruí - PA
Telefone: (94) 37878151

Cursos: Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca e Engenharia Sanitária e Ambiental.

INFRAESTRUTURA

A UFPA conta com diversos laboratórios para boa parte de seus cursos. Além disso, os cursos da área de Ciências da Saúde mantêm dois Hospitais Universitários, duas Clínicas e um Laboratório de Análise Clínica, em parceria com o SUS. 

Todos os campi contam com Bibliotecas próprias, com milhares de obras em seus acervos. A instituição oferece ainda cursos de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento.

FORMAS DE INGRESSO

Enem
Desde 2015, a UFPA utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como etapa única de seu processo seletivo. Portanto, o estudante interessado em pleitear uma vaga nos cursos de graduação de instituição deve ter realizado o exame no ano imediatamente anterior ao que deseja concorrer. 

Apenas os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro realizam provas aplicadas pela UFPA, é o chamado Exame de Habilidades Específicas.

SiSU
Além de seleção própria, usando as notas do Enem, a universidade paraense destina parte das vagas para o Sistema de Seleção Unificada. Cada curso pode ofertar até 20% vagas para essa modalidade de triagem.

COTAS

São destinadas 50% das vagas da UFPA para candidatos que comprovem ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública de ensino, conforme prevê a Lei de Cotas. Dessas, 40% serão destinadas àqueles que se autodeclararem negros ou pardos.

Outra modalidade de reserva vagas realizada pela instituição é com a criação de 1 vaga em cada curso, destinada exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcD). Além disso, os candidatos dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins terão bônus de 10% acrescido à nota.

Ensino a Distância

A Universidade Federal do Pará oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade Ensino a Distância (EaD). Os cursos superiores oferecidos nesse formato são: Matemática, Química, Letras – Língua Portuguesa, Ciências Biológicas e Administração Pública.

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS 
Facebook | Twitter

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.