Inscrições do Vestibular 2020/2 do Cederj são prorrogadas
O prazo seria encerrado no último dia 14 mas foi prorrogado. Vestibular oferta 8.109 vagas gratuitas em 17 cursos na modalidade de Ensino Superior a Distância (EaD) em regime semipresencial.
A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) prorrogou as inscrições do seu Vestibular 2020/2. Elas seriam encerradas no último dia 14 mas agora seguem abertas até o dia 24 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69.
Isenção
Os pedidos de isenção, cotas e Ações Afirmativas do seu Vestibular 2020/2 foram recebidos até o dia 27 de março. Para participar, além de se inscrever, foi necessário encaminhar os documentos exigidos e listados no Edital para a comprovação das informações.
Foram beneficiados com a isenção candidatos de baixa renda que comprovem possuir renda per capita mensal bruta menor ou igual a R$ 1.567,50.
Já as cotas são garantidas através do Sistema de Cotas, pela Lei Estadual nº 5.346/2008, desde que o candidato seja estudante de escola pública, negro e indígena, pessoa com deficiência (PcD), filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.
No caso de Ações Afirmativas, puderam concorrer estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas e que se enquadravam em uma das seguintes condições: Negros, pardos ou indígenas; Pessoa com Deficiência (PcD); Renda de até 1,5 salário mínimo.
O resultado preliminar foi liberado no dia 17 de abril e a versão final sairá no dia 29 de abril.
Os candidatos que tiverem a solicitação de isenção aprovada e as pré-seleções para cotas e ações afirmativas validadas deverão se inscrever até hoje também.
Enem
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 poderão ser utilizadas desde que o candidato sinalize isso no ato da inscrição. Será preciso informar o número de inscrição do Enem durante o cadastro do Vestibular do Cederj.
No caso das vagas da UFRJ reservadas para ingresso pelo Enem, só podem se candidatar os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Especificamente para essas vagas não será cobrada taxa de inscrição.
O resultado da seleção do Cederj pelo Enem 2019 sairá em 28 de maio. Os candidatos que não forem aprovados poderão participar das provas do Cederj como nova oportunidade.
Provas
O Cederj divulgará o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), onde consta os locais de prova, no dia 08 de junho. O mesmo ficará disponível para consulta e impressão até o dia 12 seguinte.
Já as provas acontecem em 14 de junho, a partir das 09h. Elas serão formadas por uma redação 80 questões objetivas distribuídas por Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História.
Terão a redação corrigida aqueles que não forem eliminados e obtiverem no mínimo 50% dos pontos da prova de múltipla escolha.
O resultado da prova de múltipla escolha será divulgado no dia 29 de junho. No dia 08 de julho sairá a nota da redação e o resultado final do vestibular sairá no dia 13 de julho. Outras reclassificações estão previstas para os dias 22, 24 e 28 de julho.
Vagas
O Vestibular 2020/2 do Cederj está ofertando 7.874 vagas gratuitas em 17 cursos na modalidade de Ensino Superior a Distância (EaD) em regime semipresencial, nos 34 polos regionais instalados em todo o estado do Rio de Janeiro. Os cursos são oferecidos pelas universidades públicas Cefet-RJ, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio.
Parte das vagas destina-se aos candidatos de Ações Afirmativas e Sistema de Cotas Estadual. A divisão das vagas exclusivas para o ingresso via Enem muda de acordo com a instituição de ensino escolhida pelo candidato e pode ser vista detalhadamente.
Os polos do Cederj estão situados em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Outros detalhes estão disponíveis no Edital.