Concluintes do ensino médio da rede pública têm direito à gratuidade no Enem 2018
Quem se enquadra nessa situação pode ganhar o benefício até o dia 18 de maio, quando encerram as inscrições do Exame
Estudantes do 3º ano do ensino médio na rede pública de ensino podem ganhar isenção de taxa de inscrição do Enem 2018 até o dia 18 de maio quando encerra o período para cadastro, que começou na manhã de hoje, 7 de maio.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Exame, a medida vale para jovens que se esqueceram de sinalizar a opção de isenção durante o prazo de 2 a 15 de abril, quando todos os candidatos puderam pedir a gratuidade.
Agora, ao se inscrever no Enem 2018, o estudante que se enquadra no caso em questão deve informar os dados escolares e o sistema não vai gerar o boleto de pagamento e a inscrição será confirmada.
Conforme números do Ministério da Educação (MEC), 3.818.663 estudantes solicitaram isenção. Desse total, 3.318.149 (87%) conseguiram a gratuidade. Quem ganhou a isenção ano passado e não compareceu às provas teve que justificar ausência. Apenas 8.486 apresentaram os dados necessários.
Atendimento especial
Ainda segundo o Inep, participantes do Enem 2017 que solicitaram atendimento especial e especializado que tiveram laudo de comprovação da Classificação Internacional de Doenças (CID) aprovado não precisarão apresentar novo laudo em 2018 se a solicitação for para a mesma necessidade.
Encaixam-se em situações de atendimento especializado candidatos como cegos ou com alguma deficiência física, e de atendimento específico, gestantes e idosos, por exemplo.
Veja quem pode solicitar atendimento especial no Enem
Enem 2018
As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, em dois domingos consecutivos. Ao todo, os participantes deverão produzir uma redação e responder 180 questões objetivas de disciplinas ministradas no ensino médio.
Fazer o Enem 2018 possibilitará aos candidatos participação em programas de ingresso ao ensino superior, como SiSU, ProUni e Fies.