Consulta de vagas do SiSU 2022/2 poderá ser feita a partir de hoje (15)
O quantitativo de vagas pode ser filtrado por modalidade de concorrência, curso, turno, instituição e localização do curso.
O Ministério da Educação (MEC) deve liberar nesta quarta-feira, 15 de junho, a consulta de vagas que serão oferecidas para o segundo semestre de 2022 no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). São mais de 56 mil vagas confirmadas até o momento.
O acesso pode ser feito por meio do Portal Acesso Único.
Consulte as vagas do SiSU 2022/2
Os participantes poderão conferir dados como o quantitativo de vagas ofertadas por modalidade de concorrência, curso, turno, instituição e localização de curso.
O acesso ao documento de adesão de cada uma das instituições já pode ser feito na mesma página.
O prazo para consultar as informações ficará aberto até o final do processo seletivo.
As inscrições para o SiSU 2022/2 poderão ser feitas entre os dias 28 de junho e 1º de julho.
Leia mais: Edital do SiSU 2022/2 é publicado
Para poder participar do SiSU 2022/2 é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Os interessados não poderão ter zerado a redação e nem terem participado como treineiros no exame.
O SiSU
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos.
As oportunidades são oferecidas em ampla concorrência e cotas - estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, tendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda. Algumas instituições possuem ações afirmativas próprias e/ou bônus.
Saiba como se inscrever no SiSU
O estudante pode mudar suas opções de curso e concorrência até às 23h59 do último dia de inscrições.
O SiSU realiza apenas uma chamada regular feita pelo MEC, no próprio site da seleção. Os convocados devem se matricular dentro do prazo definido para que não percam a vaga.
Quando a vaga não é preenchida ela retorna ao sistema e volta a ficar disponível para os candidatos que venham a manifestar interesse pela lista de espera.
A lista de espera é repassada para as instituições que definem as próximas chamadas e os respectivos calendários. Vale lembrar que aqueles que ficarem na lista de espera deverão acompanhar a seleção pelas próprias páginas das instituições de ensino que se candidataram.
Outros detalhes podem ser vistos no Edital SiSU 2022/2.