UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Como se inscrever no SiSU

Estudantes que fizeram o último Enem e não zeraram a redação podem fazer a inscrição no SiSU

Publicado por Wanja Borges
SiSU
O SiSU utiliza as notas do Enem para seleção de vagas em instituições públicas de ensino.

Depois de dedicar horas, dias e meses aos estudos, responder às 180 questões objetivas e elaborar a redação do tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de se candidatar ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Mas o que fazer? Essa é uma das principais perguntas feitas pelos jovens estudantes. Pensando nisso, o Mundo Educação preparou um passo a passo de como se inscrever no SiSU.

As inscrições para o SiSU abrem semestralmente, sem cobrança de taxa.

Tópicos deste artigo

Como se inscrever no SiSU

1) Verifique as datas

Em primeiro lugar, é preciso verificar o prazo de inscrições do SiSU no site sisu.mec.gov.br. Para a edição de 2025, as inscrições serão recebidas entre 17 a 21 de janeiro.

O Mundo Educação recomenda que o estudante não deixe para se inscrever de última hora. Em razão da grande quantidade de acessos simultâneos, o sistema pode enfrentar problemas, como lentidão ou interrupção da inscrição, durante alguma etapa do processo.

2) Faça o login no SiSU

Se o estudante participou do Enem 2024 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SiSU 2025.

As inscrições são feitas no site acessounico.mec.gov.br/sisu. O sistema vai pedir para fazer o login na sua conta no portal gov.br, por meio do CPF e senha que criou ao fazer a inscrição no Enem.

Saiba como recuperar a senha do Enem

3) Escolha os cursos

Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso” para continuar. 

Clique na imagem para ampliar

4) Indique a modalidade de concorrência

Nesta fase, o candidato deverá indicar se ele irá participar do SiSU pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, conforme renda familiar e raça. Clique em “escolher esta modalidade” para continuar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sistema divide as vagas por modalidade de concorrência

5) Confirme sua escolha

Uma tela com informações sobre o curso, modalidade escolhida e documentação para matrícula, caso o candidato seja selecionado, será exibida. Se os dados estiverem corretos, basta clicar em “confirmar minha inscrição” para finalizar a primeira escolha. Para escolher a segunda opção de curso, o estudante deverá repetir os passos anteriores.

É importante o candidato verificar se possui toda a documentação exigida

Como algumas universidades definem notas mínimas para a inscrição de candidatos em determinados cursos, pode ser que alguns estudantes se deparem com uma mensagem no sistema informando a impossibilidade de disputar determinada vaga. Nesse caso, ele poderá escolher outra opção na mesma hora. 

6) Verifique as notas de corte

O sistema divulga, diariamente durante o período de inscrição, notas de corte parciais de cada curso. Assim, os candidatos têm a opção de mudar sua opção de curso, caso constate que não possui chances de ser selecionado para o curso informado anteriormente. 

A vantagem do SiSU é que o estudante pode alterar suas opções de curso quando e quantas vezes quiser, desde que o prazo de inscrições ainda esteja aberto. Entretanto, somente a última alteração realizada será validada.

Resultado do SiSU

O resultado do SiSU 2025 é esperado para o dia 26 de janeiro. A matrícula deverá ser feita entre os dias 27 e 31 de janeiro. As informações sobre o registro acadêmico serão disponibilizadas no sistema do SiSU. 

Lista de espera

Quem não conseguir a aprovação em nenhuma das opções de curso pode participar da Lista de Espera do SiSU, cujas inscrições poderão ser feitas entre os dias  26 e 31 de janeiro.

Existem também outras opções para quem não passou no SiSU. Boa sorte!

Veja também

MEC divulga resultado do Fies 2025
Fundo de Financiamento Estudantil ofertou mais de 67 mil vagas em universidades particulares
SiSU 2025: começa a convocação de aprovados na lista de espera hoje (12)
Estudantes devem ficar atentos aos canais oficiais de comunicação das instituições de ensino superior
Fies 2025: inscrições para o programa terminam nesta sexta (7)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 67 mil vagas na primeira edição do Fies 2025
MEC publica resultado do ProUni 2025
Programa Universidade para Todos ofertou mais de 338 mil vagas em universidades privadas
MEC abre inscrições para o Fies 2025 do primeiro semestre
Mais de 67 mil vagas de financiamento estudantil para o ensino superior privado são oferecidos no Fies 2025 do primeiro semestre
Inscrição do ProUni 2025 encerra hoje (28)
Programa do MEC oferece mais de 338 mil bolsas de estudo em universidades particulares
Resultado do Sisu 2025 está disponível
O Sisu 2025 abriu mais de 260 mil vagas para o ensino superior público.
Inscrições para o ProUni 2025 estão abertas
Estão disponíveis mais de 300 mil bolsas para quem realiza a inscrição no ProUni 2025.
SiSU 2025: prazo de inscrição termina nesta terça (21)
Candidatos concorrem a mais de 260 mil vagas em 124 instituições públicas de ensino superior
SiSU 2025: inscrições abertas para mais de 260 mil vagas
Única edição do SiSU 2025 segue com prazo de inscrição até a próxima terça (21). Participam estudantes que fizeram o Enem 2024.
MEC libera edital do Fies 2025: saiba como funciona e datas da seleção
Com o Fies 2025, estudantes que fizeram o Enem poderão financiar cursos superiores de instituições particulares
ProUni 2025: edital do programa de bolsas do MEC é divulgado; veja datas e regras
Candidatos que fizeram as provas do Enem 2023 ou Enem 2024 podem participar do ProUni 2025 e concorrer a bolsas de estudo no ensino superior

RECOMENDADOS PARA VOCÊ