Coronavírus: Unesp adia Vestibular 2021 e informa mudanças por conta da pandemia
As datas novas foram estipuladas de forma que não chocassem com os mesmos dias em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos demais vestibulares, como o da Fuvest (USP) e Unicamp.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) informou que alterou as datas do Vestibular 2021 e que vai realizar mudanças na aplicação das provas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A primeira fase das provas do Vestibular, marcada para o dia 15 de novembro, foi passada para os dias 30 e 31 de janeiro de 2021. A segunda fase, agendada anteriormente para os dias 13 e 14 de dezembro, ocorrerão em 28 de fevereiro.
O resultado sairia antes em dezembro, no dia 28. Agora, está previsto para o dia 19 de março. As datas novas foram estipuladas de forma que não chocassem com os mesmos dias em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e dos demais vestibulares, como o da Fuvest (USP) e Unicamp.
Alterações
A Unesp também divulgou ajustes no que diz respeito a aplicação do Vestibular. Com o objetivo de diminuir a aglomeração, a primeira etapa ocorrerá agora durante dois dias, sendo eles sábado e domingo. Veja como ficou:
- 30 de janeiro de 2021: candidatos da área de Biológicas
- 31 de janeiro de 2021: candidatos de Exatas e Humanas
Apesar das mudanças no que diz respeito as provas da primeira etapa, elas permanecem com o mesmo formato das edições anteriores do Vestibular, sendo formadas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. De acordo com a Universidade, a divisão dos candidatos foi feita levando em conta a média de inscritos para cada área.
A segunda etapa teve redução de dois para um dia de aplicação. A Unesp informou que a composição das provas e a possibilidade de aproveitamento Enem serão decididos após reunião dos colegiados e divulgados o mais em breve possível.
No ano passado, as provas foram aplicadas para 95.440 candidatos em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo.
Vestibular 2020
No ingresso 2020, a Unesp ofereceu 7.725 vagas, além de 195 vagas adicionais a participantes de olimpíadas científicas. O sistema de reserva de vagas da Universidade destina metade das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública.
A Unesp está presente em 24 cidades do estado de São Paulo, sendo elas: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
Outras dúvidas referentes ao Vestibular 2021 da Unesp podem ser sanadas pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp.