Datas do ProUni 2019/1 podem ser conferidas no edital do programa
Programa do MEC oferece bolsas de estudos de 50% e 100% para quem fez o Enem 2018
As datas da primeira edição de 2019 do Programa Universidade Para Todos (ProUni) já foram definidas pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o edital, as inscrições serão recebidas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.
Consulte o Edital com as datas do ProUni
O MEC publicará o resultado do ProUni 2019/1 em 4 de fevereiro de 2019. Os convocados terão que confirmar as informações nas instituições de ensino até o dia 15 seguinte.
A segunda chamada do ProUni sairá em 18 de fevereiro, contando com a confirmação de informações e matrículas até o dia 1º de março.
As manifestações da lista de espera serão recebidas em 7 e 8 de março. O MEC repassará a lista para as instituições no dia 11 seguinte, enquanto a confirmação de informações dos candidatos será em 12 e 13 do mesmo mês.
Veja as datas do ProUni 2019/1:
- Inscrições: 29 de janeiro a 1º de fevereiro
- 1ª chamada: 4 de fevereiro
- Matrículas 1ª chamada: 4 de fevereiro a 15 de fevereiro
- 2ª chamada: 18 de fevereiro
- Matrículas 2ª chamada: 18 de de fevereiro a 1º de março
- Manifestação da Lista de Espera: 7 e 8 de março
- Divulgação da Lista de Espera para Instituições: 11 de março
- Comparecimento às instituições: 12 e 13 de março
Regras do ProUni
A participação é exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e alcançou média de 450 pontos nas provas.
Além da pontuação, o candidato precisa se encaixar em uma das seguintes categorias:
=> Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;
=> Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
=> Ter sido estudante durante o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
=> Ser pessoa com deficiência;
=> Ser professor da rede pública de ensino, no exercício do magistério da educação básica e que esteja no quadro de pessoal permanente da instituição pública.
O ProUni exige comprovação de renda para preenchimento de vagas, o que muda conforme o tipo de bolsa:
=> Bolsa de 100%: renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa
=> Bolsa de 50%: renda de até 3 salários mínimos por pessoa
ProUni + Fies
Os candidatos que tiverem bolsa de 50% do ProUni poderão complementar a mensalidade do curso com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Fies utiliza o Enem como forma de seleção, sendo necessária a comprovação de média de 450 pontos. O MEC aceita as edições de 2010 a 2018 como maneira de avaliar os candidatos.
O Fies conta com duas modalidades de oferta: o Fies juros zero (fundo garantidor), com oferta de 100 mil vagas para 2019 e voltado para pessoas com renda de até 3 salários mínimos por pessoa, com seleção feita pelo MEC; e o P-Fies, categoria destinada aos participantes com renda de até 5 salários mínimos por pessoa, a qual tem os juros e a quantidade de vagas a critério dos bancos.
Mais informações no site do ProUni.