Enem: MEC fecha parceria com mais uma instituição de Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no norte do país, é a 49ª instituição de ensino que aceitará notas do exame educacional
O Ministério da Educação (MEC) informou que fechou parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), situado no norte de Portugal, para que brasileiros possam estudar no país por meio das notas do Enem.
O instituto foi criado há 40 anos e oferece cursos nas áreas de agronomia, educação, tecnologia e gestão de ciências empresariais, tecnologia e gestão de saúde e desporto e lazer.
Assim como as demais instituições de ensino portuguesas que também usam o Enem como forma de ingresso, o IPVC tem autonomia para estabelecer as regras e os pesos para uso das notas.
“Quanto mais internacional for uma instituição de ensino, mais cosmopolita ela também será. Não oferecemos apenas uma formação técnica. A convivência com o diferente também forma o cidadão. Por esse motivo, temos muito interesse em ampliar nossa internacionalização. Nosso foco são os países de língua portuguesa”, afirmou o presidente do IPVC, Carlos Manuel da Silva Rodrigues
Parcerias
Com a parceria com o IPVC, agora são 49 universidades de Portugal que aceitam as notas do Enem. A penúltima parceria anunciada foi com o Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam) de Lisboa.