Inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022 já podem ser feitas
A Unicamp está ofertando 639 vagas para a seleção Enem-Unicamp, o que representa 20% de sua oferta para 2022.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe a partir de hoje, 03 de novembro, as inscrições para a seleção Enem-Unicamp 2022. Os interessados podem se inscrever até o dia 30, às 17h. A taxa custa R$ 30.
Candidatos que também se inscreveram para o Vestibular 2022 da Unicamp pagarão R$ 15 para se inscrever na seleção via Enem. Também foi concedida a isenção para candidatos que solicitaram o benefício em junho e preencheram aos requisitos.
Leia também: Unicamp 2022: ampliado o tempo de provas da 1ª fase do Vestibular 2022
Serão aceitas as edições de 2020 ou 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os pesos de cada área e as notas de corte mudam de acordo com o curso da Unicamp e podem ser vistos no quadro disponível no anexo II deste edital.
Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso, por ordem de preferência. Também é preciso escolher em qual modalidade de concorrência/segmento deseja concorrer.
Oportunidades
A Unicamp está ofertando 639 vagas para a seleção Enem-Unicamp, o que representa 20% de sua oferta para 2022. As modalidades de concorrênciaestão descritas abaixo. Confira:
I - Candidatos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja);
II - pretos ou pardos, independente do percurso de formação;
III - Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas públicas brasileiras (ou que tiveram a certificação pelo Enem até 2016, ou por exames oficiais como o Encceja) e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Resultado
A primeira chamada está prevista de ser divulgada em 14 de fevereiro. Outras quatro chamadas estão previstas para os dias 21 e 25 de fevereiro, além de 08 e 11 de março.
A seleção Enem-Unicamp marca o retorno da utilização das notas do Enem para ingresso na universidade, já que a mudança do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 impossibilitou que a instituição impossibilitou que a instituição tivesse acesso aos resultados em período que não atrapalhasse o ano letivo 2021 e, com isso, houve remanejamento das vagas do edital para o Vestibular 2021.
Outros detalhes podem ser obtidos no Edital.