Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp 2022: ampliado o tempo de prova da 1ª fase

Unicamp 2022: ampliado o tempo de prova da 1ª fase

Provas da 1ª fase, marcadas para o dia 07 de novembro, teriam 4 horas de duração e agora terão 5 horas.

Publicado por Érica Caetano
28/10/2021 12h47
Inscrições Vestibular Unicamp 2022
Inscrições Vestibular Unicamp 2022
Crédito da Imagem: Divulgação: Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira, 28 de outubro, que ampliou o tempo das provas da 1ª fase do seu Vestibular 2022, marcadas para o dia 07 de novembro, de quatro par cinco horas.

O horário de início do exame está mantido para as 13h, mas com a mudança, os candidatos terão até as 18h para terminar a prova. Assim, os participantes terão uma hora a mais para responder as 72 questões de múltipla escolha da prova.

O tempo mínimo de permanência em sala está mantido em duas horas. A mudança permitirá que os candidatos tenham mais tempo para uma leitura dos enunciados e das alternativas.

A Comvest considerou as condições sanitárias melhores, em relação à edição passada do Vestibular, que permitem maior tempo de permanência em sala.

Os locais de prova da 1ª fase da Unicamp 2022 já foram disponibilizados. Confira abaixo:

Locais de prova Vestibular Unicamp 2022

Serão 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 8 questões de História e 8 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 8 questões de Física, 8 questões de Química, 8 questões de Biologia e 8 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas.

A Universidade orienta que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília).

Orientações

É importante chegar com antecedência para evitar aglomeração m nos acessos, mantendo o distanciamento social de no mínimo 1 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

 A Comvest também enviará aos candidatos uma mensagem com a informação do local e as orientações sobre os protocolos de biossegurança, que podem ser acessados aqui!

Arte: Comvest/Unicamp

Ainda assim, os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Além disso, será necessário os seguintes itens abaixo:

  • Original do documento de identidade indicado na inscrição
  • Canetas de cor preta em material transparente
  • Lápis preto
  • Borracha

Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar ao lado da carteira. Também poderá usar bermudas e vestimentas leves.

Em relação a alimentação, será permitido água, sucos, doces. Está proibido o consumo de alimentos nas salas, mas serão disponibilizados espaços abertos e controlados para esse fim.

2ª fase

Os aprovados na primeira etapa deverão passar pelos testes da segunda fase, agendados para os dias 09 e 10 de janeiro de 2022.

Na ocasião, os participantes deverão responder questões dissertativas sobre diferentes áreas do ensino médio, contando com redação para todos os candidatos, algumas questões de disciplinas gerais e outras sobre conteúdos específicos aos cursos escolhidos. 

Saiba tudo sobre o vestibular da Unicamp

As provas de habilidades específicas para o curso de Música tiveram aplicação da primeira etapa no período de 15 a 24 de setembro. A segunda fase teve início hoje, dia 22, e segue até o próximo dia 28.

Candidatos concorrentes a cursos que exigem Testes de Habilidades Específicas (THE) que não seja a graduação de Música, fazem provas no período de 13 a 15 de janeiro de 2022, conforme o curso concorrido.

Concorrência

Estão inscritos no Vestibular 2022 da Unicamp 63.297 candidatos, que irão concorrer a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação. A relação candidatos-vaga geral passou de 24 para 24,9% este ano.

Concorrência Vestibular Unicamp 2022

O número de inscritos na seletiva é menor se comparado ao Vestibular do ano passado, quando a Comvest havia registrado um recorde histórico de 77.653 inscritos.

Contudo, a Universidade manteve o índice de cerca de um terço de estudantes oriundos de escolas públicas, e o percentual de estudantes autodeclarados pretos e pardos próximo dos 20%.

As dez carreiras mais procuradas no Vestibular Unicamp 2022 são:

  • Medicina: 324,7 candidatos por vaga;
  • Arquitetura e Urbanismo: 81,1 candidatos por vaga;
  • Ciência da Computação: 48,8 candidatos por vaga;
  • Ciências Biológicas: 46,88 candidatos por vaga;
  • Engenharia da Computação: 41,3 candidatos por vaga;
  • Comunicação Social-Midialogia: 41,1 candidatos por vaga;
  • Farmácia: 31,5 candidatos por vaga;
  • Enfermagem: 28,7 candidatos por vaga;
  • Ciências Econômicas (Integral e Noturno): 26,8 e 26,0, respectivamente ;
  • História: 25,6 candidatos por vaga

O resultado do Vestibular 2022 da Unicamp está previsto de ser divulgado em 14 de fevereiro de 2022. Outros detalhes podem ser obtidos no site da Comvest/Unicamp e pelo Edital.

Veja também

Resultado do Vestibular 2022/1 de Medicina da Unip é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas de 31 de janeiro até 08 de fevereiro, nos campi para os quais os candidatos foram aprovados.

MEC altera cronograma do SiSU 2022/1
No novo edital constam as novas datas estendidas de matrículas e lista de espera. Prazo de inscrição não foi alterado.

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRGS já podem ser acessados
A partir desta edição, o vestibular da UFRGS voltará a ser presencial. Mas, de acordo com a instituição, caso haja piora no cenário da pandemia do coronavírus, a seleção voltará a ocorrer apenas pela internet.

Cursinho gratuito 2022 da UFSCar Sorocaba (SP) recebe inscrições
Pré-Enem oferece 70 vagas, sendo 40 para turmas durante a semana e 30 para o sábado

IFAC está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/1 via Enem
Os candidatos serão avaliados via notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Poderão ser utilizar as pontuações das edições de 2010 a 2021. 

Unesp libera resultado do Vestibular 2022
Selecionados para as mais de 7,6 mil vagas já podem fazer matrículas virtuais a partir de hoje

IFSudesteMG divulga resultado do Vestibular 2022/1 via Enem
Para participar do Vestibular foi preciso ter feito o Enem e não ter obtido nota zero em nenhum das provas do exame, incluindo a redação, para os cursos de graduação. 

IFRR solta local de prova do Vestibular 2022/1
Interessados nas 180 vagas em cursos superiores farão provas no dia 13 de fevereiro

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.