Justiça Federal do RS determina que UFSM retorne o Vestibular 2014
Com isso, fica suspenso no momento a utilização do SiSU como forma exclusiva de ingresso. A Universidade afirmou que irá recorrer da decisão.
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul determinou ontem, 24 de junho, que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) retorne ao vestibular tradicional como forma de ingresso em seus cursos superiores. A medida foi tomada pelo juiz Loraci Flores, da 3ª Vara Federal de Santa Maria.
Com isso, fica suspenso no momento a utilização do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma exclusiva de ingresso. A Universidade, que havia anunciado a adesão no dia 22 de maio, afirmou que irá recorrer da decisão.
A medida foi parar na Justiça Federal após ser protocolada por várias entidades empresarias e estudantis da cidade. Também foi questionado pelo Ministério Público Federal (MPF) a maneira como foi realizada a mudança no sistema de ingresso pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição, já que o anúncio da utilização do SiSU foi feito um dia antes do fim das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, agora pré-requisito para os certames realizados pela UFSM.
O Vestibular 2014 da UFSM já estava agendado para os dias 12, 13 e 14 de dezembro, mas foi automaticamente cancelado quando a Universidade anunciou que iria aderir ao SiSU. A instituição na época divulgou ainda, que os testes de habilidades específicas, que antecipavam o processo seletivo, devem ser realizados no mês de janeiro, a partir de agora. Outra novidade anunciada foi que a instituição passaria a destinar 50% de suas vagas ao Sistema de Cotas. Na última seleção, o percentual foi de 34%.