Mais de 100 mil vagas do Fies 2016/1 não são preenchidas
Associações de ensino particular apontam possíveis motivos. MEC deve remanejar as oportunidades.
Associações que representam o setor de educação superior particular informaram nesta quinta-feira, 14 de abril, que, das 250 mil vagas disponibilizadas na primeira edição de 2016 do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), 115 mil não foram preenchidas e devem ser remanejadas no próximo semestre.
Tire suas dúvidas sobre o Fies
O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular aponta os supostos motivos pelos quais sobraram essas oportunidades:
-Pontuação de 450 pontos na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerada alta;
-Renda per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200). Acredita-se que o valor é baixo;
-Alguns alunos contemplados não obtiveram financiamento de 100%;
-Pouco interesse nos cursos de Pedagogia e evasão nos de Engenharia (os quais, juntamente com a área de saúde, são considerados prioritários);
-Poucas vagas nos cursos de Medicina, uma vez que os vestibulares são no fim do ano e o Fies é liberado em fevereiro.
Entre as propostas do Fórum para que as vagas sejam preenchidas mais rapidamente, estão: nota mínima de 400 pontos no Enem, renda mínima de 3 salários mínimos, opção de escolher as opções de financiamento, como 100, 75 e 50% do valor total do curso, e ainda que as instituições tenham controle da lista de espera.
O Fórum espera que o MEC autorize que as vagas não preenchidas do primeiro semestre a sejam utilizadas na segunda metade do ano.
Novas regras Fies
O remanejamento das vagas remanescentes do Fies já havia sido anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), no mês passado. Conforme o órgão, quando esgotada a possibilidade de remanejamento das vagas entre os cursos da própria instituição de ensino, elas poderão ser redistribuídas entre os demais cursos da mantenedora.
Porém, para que esse remanejamento seja cumprido, os cursos e turno devem ter conceito 5 de áreas prioritárias da própria instituição de ensino, obedecendo a ordem de critérios estabelecida pelo MEC. Tendo sido alcançados os limites e ainda havendo vagas disponíveis, a redistribuição é feita em cursos/turnos de áreas não prioritárias e, por fim, aos que possuem conceitos 4 e 3. Confira os detalhes.
Fies 2016/1
O resultado da lista de espera do Fies2016/1 saiu no dia 1º de abril. Os pré-selecionados deveriam concluir a inscrição no SisFies nos cinco dias seguintes. Nesta edição, o programa de financiamento ofereceu 250 mil vagas com financiamento em 25.323 cursos de 1.337 instituições particulares de ensino superior. Cerca de 480 mil estudantes realizaram a inscrição, entre 26 e 29 de janeiro.
*Com informações da Reuters Brasil