ProUni 2019/2: MEC libera consulta de bolsas no site do Programa
Serão disponibilizadas pelas instituições bolsas integrais e parciais, mas os números ainda não foram liberados.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) 2019/2 já disponibilizou o acesso à consulta de bolsas desta edição. No entanto, não há até o momento informações sobre o número de bolsas disponibilizadas.
O Ministério da Educação (MEC) informou que está prevista para às 15h de hoje, dia 10, uma coletiva de imprensa sobre balanço das inscrições do SiSU 2019/2 e do ProUni. Ela será transmitido pela página do Facebook do MEC. Esta notícia será atualizada com as novas informações quando isto acontecer.
A 2ª edição de 2019 do ProUni dará início às suas inscrições, em única etapa e exclusivamente pela internet, no próximo mês, mais precisamente no dia 11 de junho.
Os interessados em participar poderão se inscrever até o dia 14 de junho, conforme o horário de Brasília.
Somente poderá se inscrever no ProUni o candidato não portador de diploma de curso superior que tenha participado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente à edição de 2018, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:
- Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Seja pessoa com deficiência;
- Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Confira como se inscrever no ProUni!
Tire suas dúvidas sobre o ProUni!
Serão disponibilizadas pelas instituições bolsas integrais e parciais, mas como já dissemos, os números ainda não foram liberados. Na mesma edição do ano passado foram oferecidas 174.289 bolsas, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições de ensino superior.
Serão beneficiados com bolsas integrais aqueles que possuam renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de 1,5 salário mínimo ou parciais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.
No ato da inscrição é obrigatório informar o número de inscrição no Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Exame; endereço de e-mail e número de telefone válidos; dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar; além de sinalizar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme renda familiar bruta mensal per capita.
Chamadas
O ProUni 2019/2 será constituído de duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis na página do Programa, na internet, em 18 de junho (1ª chamada) e 25 de junho (2ª chamada).
Os pré-selecionados deverão comparecer à respectiva instituição de ensino em que foi selecionado para comprovação das informações prestadas até 25 de junho (1ª chamada) e até 08 de julho (2ª chamada).
Lista de espera
Podem participar da lista de espera do ProUni 2019/2, o candidato que manifestar seu interesse por meio da página do Programa na internet, no período de 15 a 16 de julho. A listagem estará disponível no Sisprouni para consulta pelas instituições no dia 18 do mesmo mês.
Aqueles que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às instituições e entregar a documentação comprobatória das informações prestadas na inscrição no período de 19 a 22 de julho.
Dúvidas poderão ser sanadas na Central de Atendimento do MEC, através do telefone:0800 616161 ou pelo Edital.