ProUni 2022/1: Inep prorroga prazo para que pré-selecionados na lista de espera comprovem informações
As instituições de ensino participantes desta edição do ProUni também terão de 22 de abril até 03 de maio para emitir o documento de concessão ou não da bolsa.
O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar até 20 de abril o prazo para que os pré-selecionados na lista de espera comprovem as informações fornecidas no ato da inscrição no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2022/1. Anteriormente, o prazo seria finalizado no último dia 13.
As instituições de ensino participantes desta edição do ProUni também terão de 22 de abril até 03 de maio para emitir o documento de concessão ou não da bolsa.
Participaram da lista de espera os candidatos que já eram inscritos na seleção do primeiro semestre deste ano e que não foram convocados em nenhuma das duas chamadas regulares do programa.
A entrega da documentação pode ser feita por meio da internet ou presencialmente. Esse procedimento deve ser definido pelas instituições de ensino participantes.
É necessário que os candidatos acompanhem nos sites intitucionais das universidades e faculdades para saber como será realizada essa etapa.
ProUni 2022/1
O período de inscrições para concorrer a uma bolsa de estudo em uma instituiçõa particular pelo programa ocorreu entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Essa foi a primeira edição de 2022.
Entre os requisitos para a inscrição no programa, estão:
- Ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
- Ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
Enem
Outra exigência para se inscrever no ProUni 2022/1 é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Normalmente, o estudante precisa ter participado da última edição do exame educacional; no caso, do Enem 2021.
No entanto, conforme decreto publicado, nesta edição o ProUni também aceitarou as notas do Enem 2020 com o objetivo de ampliar o acesso de mais candidatos às bolsas de estudo.
Para quem fez o Enem 2021 e o Enem 2020, o sistema de inscrição considerou, automaticamente, a edição na qual o estudante atingiu a nota mais alta.
É preciso ter obtido no exame notas acima de 450 pontos nas provas do Enem e nota diferente de zero na redação.
Bolsas de estudo
No ProUni, os candidatos podem obter bolsas integrais ou parciais (50%). Para isso, é necessário comprovar os seguintes dados:
- Bolsa integral: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
- Bolsa parcial: renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
Números
Foram oferecidas 273.001 bolsas de estudos no ProUni 2022/1. Desse total,181.036 são bolsas integrais e 91.965 parciais. Segundo o MEC, este é o maior número de bolsas disponibilizadas desde a primeira edição do programa, em 2005.
No total, os candidatos pueram escolher entre 19.584 opções de cursos de graduação. As carreiras são ministradas em 1.085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal.
Os cinco estados com os maiores números de bolsas ofertadas foram: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.
Para mais informações acesse o site do ProUni ou consulte o edital.