Quase 1 milhão de inscrições já foram registradas no SiSU 2013/2
Novo balanço foi disponibilizado pelo MEC na tarde de ontem; inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 14.
A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013 já possui um novo balanço. Segundo o Ministério da Educação (MEC) até às 18h45 desta terça-feira, 11 de junho, 938.940 inscrições já haviam sido efetuadas. Ainda neste mesmo horário, o número de candidatos registrados no segundo dia de inscrições era de 485.992. Os interessados têm até esta sexta-feira, 14 de junho, para se cadastrarem.
O SiSU 2013/2 está oferecendo 39.724 vagas em 54 instituição de ensino superior. Para participar é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e não ter zerado a redação. No ato da inscrição é preciso estar de posse do número de inscrição do Exame.
Ao se inscrever, o estudante pode selecionar até duas opções de cursos, mas é necessário deixar claro a ordem de preferência, o turno e o nome da instituição. Além disso, é preciso especificar também a modalidade de concorrência ao qual deseja concorrer (ampla concorrência ou sistema de cotas).
Durante essa semana, período em que as inscrições do Sistema estão abertas, o estudante poderá acessar a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos participantes. Esses dados estão sendo divulgados diariamente na página do SiSU. Outras informações como notas de corte, datas das chamadas e de matrículas das instituições também estão disponíveis.
Na próxima segunda-feira, 17 de junho, será disponibilizada a primeira chamada do SiSU 2013/2. Os convocados devem fazer matrícula nos dias 21, 24 e 25 do mesmo mês. Estudantes aprovados na primeira opção de curso são retirados automaticamente do Sistema e quem não realizar registro acadêmico nas datas programadas perde a vaga. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção de curso, podem escolher não fazer matrícula, para esperar a convocação na primeira escolha.
No dia 01º de julho será divulgada uma segunda chamada. As matrículas devem ser feitas nos dias 05, 08 e 09 seguintes. Candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas podem solicitar inclusão em lista de espera entre os dias 01º e 12 de junho - para aqueles que não forem aprovados na 1ª opção de curso.