Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)
Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17
O resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 será disponibilizado nesta segunda-feira, 13 de maio, na página do participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu as solicitações para fazer a prova de graça entre os dias 15 e 26 de abril.
Quem teve o pedido de isenção aceito na última edição e não compareceu aos dois dias de prova do Enem 2023 teve de justificar a ausência para poder solicitar novamente a isenção neste ano. A relação do resultado das justificativas também foi divulgada.
Os recursos contra este resultado serão recebidos pelo Inep até o dia 17 de maio. O resultado das análises dos recursos sairá no dia 24 de maio.
Lembrando que ter o benefício da isenção aceito não implica na confirmação da inscrição. Os participantes isentos deverão se inscrever normalmente no Enem entre os dias 27 de maio a 7 de junho.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Com as notas do Enem, os candidatos podem disputar vagas na educação superior, seja em universidades públicas ou faculdades particulares.
Datas da isenção da taxa de inscrição do Enem 2024
Confira, abaixo, as datas do processo de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024:
-
Pedidos de isenção do Enem 2024 e justificativa de ausência no Enem 2023: 15/04 a 26/04
-
Resultado preliminar as solicitações: 13/05
-
Recursos: 13/05 a 17/05
-
Resultado final nas análises dos recursos: 24/05
Isenção da taxa de inscrição no Enem 2024
A isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 foi solicitada na página do participante do Enem. Para acessar o sistema, é necessário entrar com os dados da conta gov.br.
Lembrando que foi necessário comprovar as condições declaradas nesta solicitação. O Inep pode recusar o pedido de isenção. Por isso, a instituição abre prazo para recursos, para os estudantes que tiveram as solicitações negadas e queiram recorrer. No edital, constam os documentos necessários para comprovação. O prazo de recurso segue aberto até o dia 17 de maio. O resultado das análises dos recursos sairá no dia 24 de maio.
Quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024?
Veja, abaixo, as condições que garantem a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024, de acordo com o edital:
-
Esteja cursando o último ano do ensino médio em 2024 (em qualquer modalidade de ensino) na rede pública;
-
Ter feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede particular; e, possuir renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
-
Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Justificativa de ausência no Enem 2023
O estudante que fez as provas do Enem 2023 de forma gratuita, com o pedido da isenção aceito, e que não compareceu nos dos dias do exame, teve que justificar a ausência caso desejasse pedir a isenção nesta edição.
A solicitação de justificativa de ausência no Enem 2023 foi realizada no mesmo prazo da isenção, entre os dias 15 e 26 de abril. Os interessados poderão enviar o pedido também na página do participante. Para isso é necessário comprovar com documentação específica. No edital estão disponíveis no Anexo I todos os documentos aceitos para justificar a falta no Enem.
Para mais informações acesse o edital da isenção da taxa de inscrição do Enem 2024.
Datas e edital do Enem 2024
O edital do Enem 2024 saiu nesta segunda-feira (13). O documento apresenta as regras e o cronograma do exame. Veja, abaixo, as principais datas do Enem 2024:
-
Inscrições: 27 de maio a 7 de junho
-
Provas: 3 e 10 de novembro
-
Gabaritos: 20 de novembro
-
Resultado: 13 de janeiro de 2025
Confira o edital do Enem 2024 aqui.