O Enem 2024 será realizado nos domingos 3 e 10 de novembro. As datas foram divulgadas hoje pelo Inep, que organiza o exame educacional.
Podem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estudantes que estão cursando o terceiro ano ou já concluíram o ensino médio. Também podem fazer as provas alunos do primeiro e segundo ano, mas, nesse caso, apenas na condição de treineiros.
As inscrições para o Enem 2024 poderão ser feitas em junho. O valor da taxa de inscrição segue o mesmo: R$ 85. Mas, inscritos estudantes da rede pública, inscritos no CadÚnico e participantes do programa Pé-de-Meia já puderam solicitar isenção de taxa.
Com as notas do Enem, os estudantes poderão se inscrever em programas de acesso à educação superior coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), tais como o SiSU e o ProUni.
Provas do Enem 2024
As provas do Enem 2024 terão o mesmo formato da edição passada: questões objetivas e uma produção textual. O tema da redação do Enem 2023 foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Veja abaixo como será o Enem 2024:
Domingo 3 de novembro
-
Redação
-
90 questões objetivas, sendo 45 de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas
Domingo 10 de novembro
- 90 questões objetivas, sendo 45 de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Estude para o Enem 2024 no Super Vestibular!
Confira abaixo como você, estudante, pode se preparar para as provas do Enem 2024 no Super Vestibular:
É possível conferir as correções comentadas das provas dos anos anteriores, avaliar seus conhecimentos através do nosso simulado, conferir as provas e gabaritos das outras edições, entender sobre o funcionamento e o sistema de avaliação do Exame, sobre os programas que utilizam o desempenho obtido pelo candidato nas provas.
Veja também assuntos predominantes nas últimas edições e dicas sobre o que fazer antes, durante e após o Enem. Todo este material é disponibilizado pelo Super Vestibular para auxiliar na preparação para o maior teste educacional do país.
Para mais informações, entre em contato com o Inep por meio do telefone: 0800-616161.
Crédito da imagem:
[1] Shutterstock