Resultado do Vestibular Indígena da UFSCar é liberado
Foram convocados nesta 1ª chamada 43 estudantes, pertencentes a 27 diferentes etnias indígenas brasileiras
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), localizada no interior paulista, divulgou hoje, 08 de janeiro, o resultado do seu Vestibular Indígena 2016, que preencherá 62 oportunidades em cursos de graduação. Confira:
Aprovados UFSCar Indígena 2016
Foram convocados nesta 1ª chamada 43 estudantes, pertencentes a 27 diferentes etnias indígenas brasileiras, sendo 30 estudantes para cursos ofertados em São Carlos, 10 para cursos do campus Sorocaba, 2 para cursos do campus Lagoa do Sino e mais 1 estudante para curso ofertado no campus Araras da UFSCar.
Os aprovados terão até o dia 11 de janeiro para fazer o pedido de matrícula, por meio deste formulário eletrônico. No dia do registro acadêmico presencial, os selecionados deverão apresentar uma foto 3x4 recente mais cópias autenticadas em cartório ou cópias acompanhadas dos originais dos seguintes documentos listados abaixo:
I – Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
II – Histórico Escolar completo do curso do Ensino Médio ou equivalente;
III – Certidão de Nascimento ou Casamento;
IV – Cédula de Identidade e CPF.
A relação dos convocados na 2ª chamada será divulgada no dia 14 de janeiro e a 3ª chamada sai no dia 20 seguinte. Após as matrículas da 3ª chamada os candidatos que não tiverem conseguido vaga poderão participar ainda do processo de reescolha, no dia 21 de janeiro, indicando interesse pelos cursos em que não houve candidato aprovado ou matriculado. Todas as orientações estarão disponíveis no site da UFSCar.
Os candidatos que concorrem à vaga no curso de Licenciatura em Música, ainda foram convocados para a Prova de Aptidão Musical, a ser realziada em São Carlos, no dia 21 de janeiro e dependem da participação nesta nova etapa para saberem seu resultado final.
Vestibular Indígena
O certame para indígenas é realizado graças ao acréscimo anual de uma vaga nos cursos de graduação, destinada exclusivamente a candidatos que comprovem etnia indígena e que tenham cursado o ensino médio em escolas de rede pública.
As provas foram aplicadas no dia 29 de novembro, nas cidades de Cuiabá, Manuas, Recife e São Paulo. Elas foram constituídas por questões de Ciências Naturais, Matemática, Linguagens e Códigos, História e Geografia. Também foram feitos testes de Leitura, Compreensão e Interpretação de Textos mais a elaboração de uma Redação.
Pela primeira vez em nove edições consecutivas, o Vestibular Indígena da UFSCar foi aplicado em 4 capitais, a partir de modificações feitas no formato da prova e por demanda dos estudantes indígenas ingressantes na UFSCar em anos anteriores, com aprovação do Conselho de Graduação da universidade. A quantidade de inscrições recebidas e de estudantes presentes às provas foi recorde, bem como a quantidade de cursos em que houve estudantes aprovados.
Outras informações podem ser vistas no Edital, na Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar, por meio da seção Fale Conosco, neste site, ou pelo telefone (16) 3351-8152.