Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. São Paulo
  4. Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Mais de 60 cursos de graduação são oferecidos pela UFSCar nas cidades de Araras, São Carlos e Sorocaba.

Publicado por Wanja Borges
UFSCar foi classificada com nota máxima no IGC 2011
UFSCar foi classificada com nota máxima no IGC 2011

Única instituição federal de ensino superior localizada no interior do estado de São Paulo, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi fundada em 1968 e, desde então, vem sendo referência pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente e de seus cursos de graduação. Com sede no município de São Carlos, a Universidade também conta com campi universitários em Araras, Sorocaba e Buri.

Atualmente, a UFSCar oferece cerca de 65 opções de cursos de graduação presenciais, distribuídos em quatro áreas de conhecimento, totalizando 2.893 vagas por ano. Essas vagas estão distribuídas em seus 4 campi, sendo 1.793 vagas para São Carlos, 240 para o campus de Araras, 620 para o campus Sorocaba e mais 240 vagas para o campus Lagoa do Sino, em Buri.

Para concorrer a uma dessas vagas, é necessário se submeter às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados do Exame são utilizados pela UFSCar para fazer a seleção dos estudantes ingressantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

CAMPUS
•    Campus Araras

Rodovia Anhanguera, km 174, SP 330, Araras – SP
(19) 3543-2600 / 2601

Agroecologia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Física e Química.

•    Campus São Carlos
Rodovia Washington Luís, km 235, SP 310, São Carlos – SP
(16) 3351-8111

Biblioteconomia e Ciência da Informação, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Educação Especial, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Fisioterapia, Gerontologia, Gestão e Análise Ambiental, Imagem e Som, Letras, Linguística, Matemática, Medicina, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Terapia Ocupacional, Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais.

•    Campus Sorocaba
Rodovia João Leme dos Santos, Km 110, SP-264, Bairro do Itinga, Sorocaba – SP
(16) 3351-8152

Administração, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal, Física, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química.

•    Campus Lagoa do Sino
Rodovia Lauri Simões de Barros, km 12 - SP-189, Bairro Araraçú - Buri/SP
(15) 3256-9000.

Administração, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos.

INFRAESTRUTURA
A UFSCar é constituída por três campi universitários. O de Araras possui 310 hectares de extensão, 12 mil m² de área de reserva ambiental e 25,3 mil m² de área construída. Já o de São Carlos contém 645 hectares de extensão, 150 hectares de área de reserva ambiental, 149 mil m² de área construída, enquanto o de Sorocaba localiza-se em uma área de 70 hectares de extensão e 4,8 mil m² de área construída. Juntos, eles contam com mais de 100 salas de aula e 300 laboratórios. Moradia Estudantil, Restaurante Universitário, Departamento Médico e Odontológico, Hospital Escola, Unidade Saúde Escola, Complexo Esportivo, Reserva Ambiental, Biblioteca Comunitária, Editora, Rádio e Cineclube são alguns dos espaços que integram a infraestrutura do complexo universitário. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FORMAS DE INGRESSO

•    Sisu e Enem
A seleção de candidatos para preenchimento de 100% das vagas nos cursos de graduação, oferecidas pela UFSCar, é feita exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), exceto para o curso de Música (Educação Musical) que exige Teste de Habilidade Específica. O Sistema, coordenado pelo Ministério da Educação, utiliza as notas da última edição do Enem como critério de seleção dos candidatos. 

•    Sistema de Cotas 
Atualmente, a UFSCar reserva 50% de suas vagas para candidatos que cursaram o Ensino Médio, integralmente, em escolas públicas.

•    Processo Seletivo para Refugiados
A UFSCar também realiza processo seletivo específico para ingresso de refugiados nos cursos de graduação presenciais. Para participar, o candidato precisa enviar documento emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), carta de manifestação de interesse e documentação comprobatória de conclusão de estudos equivalentes ao Ensino Médio à Pró-Reitoria de Graduação da instituição. 

•    Ensino a Distância 
Desde o segundo semestre de 2007, a UFSCar oferece, através do Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), cinco cursos de graduação, além de cursos de especialização. Até 2009, foram ofertadas 2.500 vagas para os cursos de graduação desenvolvidos, distribuídos em 20 polos de apoio presencial. Os cursos de graduação oferecidos atualmente são: bacharelados em Sistemas de Informação e em Engenharia Ambiental, licenciaturas em Pedagogia e em Educação Musical e, também, Tecnologia Sucroalcooleira.

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Instagram 

Veja também

Uncisal encerra inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância
A taxa é de R$ 30 e o s candidatos de baixa renda, que ganham até um salário mínimo por mês, desempregados ou que doaram sangue pelo menos três vezes nos últimos 12 meses podem solicitar a isenção da taxa.

Saiu o resultado do Vestibular 2020/2 via Enem do IFB
Matrícula dos aprovados será entre os dias 5 e 7 de outubro, das 9h às 15h, no Registro Acadêmico do Campus Brasília.

Vestibular 2021 do Insper (SP) está com as inscrições abertas
Processo seletivo oferece 636 vagas e tem como novidade o curso de Direito.

PUC-Rio prorroga inscrições do Vestibular 2021
Prazo segue até 05 de outubro. Estão sendo oferecidas 1.413 vagas em diversos cursos de graduação, os quais estão separados em cinco grupos de acordo com a área. 

Está aberto o novo prazo para pedidos de isenção do Vestibular 2021 da UERJ
Podem fazer o pedido estudantes do último ano do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos e que tenham a renda familiar de até R$ 1.567,50.

ITA finaliza inscrições do Vestibular 2021 após prazo prorrogado
Primeira fase está marcada para dia 20 de novembro e segunda, para dias 8 e 9 de dezembro

Hoje é o último dia para se inscrever nas bolsas remanescentes do ProUni 2020/2
No total, são oferecidas 90 mil vagas. Segundo o Edital, podem fazer o cadastro estudantes que já estão matriculados ou ainda não fizeram matrícula na instituição de ensino que oferece a bolsa de estudo remanescente. 

MEC divulga Edital de Vagas Remanescentes do Fies 2020/2
Estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010 poderão concorrer a mais de 50 mil vagas com financiamento.

Hoje é o último prazo para se inscrever no PSS 2020 da UEPG
Os conteúdos programáticos, obras literárias e gêneros de redação, tanto do Vestibular como do PSS, já estão disponíveis.

Cursinho Pré-Enem 2020 (DF) recebe inscrições
Estão sendo oferecidas pelo cursinho 1.000 oportunidades para a seletiva Enem 2020. As aulas têm duração de quatro horas e são ministradas turno vespertino.

UEA abre prazo de isenção do Vestibular 2021 e SIS 2020
Para fazer o pedido é preciso preencher os requisitos exigidos. Prazo vai até 02 de outubro.

Pedidos de isenção e redução do Vestibular 2021 da Unesp são recebidos até hoje (27)
A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição do Vestibular 2021 da Unesp seja divulgado no dia 02 de novembro.