UERJ abre isenção do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2019
Candidatos têm até o dia 16 de março para solicitação. Documentos devem ser entregues até 19/03.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebe a partir desta quarta-feira, 14 de março, os pedidos de isenção da taxa do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2019. A solicitação termina na sexta-feira (16).
A isenção pode ser solicitada pela internet ou no campus Maracanã, no Laboratório de Informática, das 10h às 17h.
A gratuidade da taxa é para participantes que estejam no último ano do ensino médio (ou que tenham terminado) e comprovem renda familiar bruta de até R$ 1.431.
Os candidatos terão que enviar a documentação comprobatória, descrita no site, até o dia 19 de março. O envio será feito pelos Correios e as orientações estão no Edital.
Os isentos serão conhecidos em 10 de abril e não estarão automaticamente inscritos no Vestibular.
Cursinhos comunitários
A UERJ também recebe pedidos de isenção de inscritos em cursinhos comunitários. A solicitação e a entrega dos documentos serão de 14 a 19 de março, no campus Maracanã da UERJ.
A solicitação da isenção e demais etapas são de responsabilidade dos coordenadores (ou similares) dos cursinhos. O resultado também será publicado em 10 de abril.
Vestibular
Todos os candidatos, isentos ou não, terão de 11 a 30 de abril para a inscrição no 1º Exame de Qualificação. As provas objetivas serão aplicadas em 10 de junho.
Já o segundo EQ receberá a isenção de 13 a 15 de junho; inscrições de 17 de julho a 5 de agosto e contará com provas em 16 de setembro.
Os candidatos que obtiverem aproveitamento mínimo de 40% em um dos Exames de Qualificação (EQ) poderão participar do Exame Discursivo (ED), o qual ainda não tem datas de inscrição, somente de provas: 2 de dezembro.
Obras literárias
Os vestibulandos terão que ler "O Livro dos Sonetos", de Vinícius de Morais, para o 1º Exame de Qualificação. Já o segundo EQ utilizará o livro "O Alienista", de Machado de Assis.
O Exame Discursivo cobrará "O Seminarista", de Rubem Fonseca e "O Crime de Padro Amaro", de Eça de Queiroz. O primeiro livro é para a Redação e o segundo para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas.
Mais informações no site da UERJ, nesta notícia ou no Edital de isenção.