UFPA dá início as inscrições do Processo Seletivo 2016
São oferecidas 6.788 vagas em 170 cursos. Desse total, 4.645 dos postos serão preenchidos via Vestibular.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe a partir de hoje, 14 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2016. Os interessados podem se inscrever até às 16h do dia 16 de novembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição custa R$ 30. Podem participar somente estudantes que tenham realizado inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.
Candidatos que concorram a cursos que exigem a realização do Exame de Habilidade Específica (THE) deverão sinalizar uma segunda opção de curso de concorrência ao realizar inscrição.
Estudantes que cursaram todas as séries do ensino médio em escolas da rede pública ou na condição de bolsistas na rede particular podem solicitar isenção de taxa de inscrição. Eles poderão ser convocados para confirmar essa condição a qualquer momento, tendo que apresentar a documentação comprobatória.
Processo Seletivo
As provas do Enem, marcadas para os dias 24 e 25 de outubro, equivalem à única etapa de seleção para ingresso aos cursos. Somente candidatos aos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro vão passar pelos Testes de Habilidades, no dia 13 de dezembro. O resultado do THE sai no dia 21 seguinte.
Os participantes deverão obter nota superior a 500 pontos na redação ou a 400 pontos em uma ou mais áreas das provas do Enem 2015. Aqueles que não comparecerem em um dos dois dias de testes do Exame já estão automaticamente eliminados do ProSel 2016.
Oportunidades
São oferecidas 6.788 vagas em 170 cursos. Desse total, 4.645 dos postos serão preenchidos via Vestibular, para o 1º semestre, e o restante (1.235) por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para o segundo. Os inscritos podem disputar as vagas em ambas as seleções.
Há vagas para cotistas, de acordo com o item 4 do Edital. A distribuição será feita da seguinte forma: 50% reservada a estudantes que realizaram todo o ensino médio na rede pública de ensino, onde metade são para integrantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Do total de oportunidades reservadas em cada uma das categorias, 78% destinam-se a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas (PPI). Na última seleção realizada pela UFPA esse percentual era de 40%. Para mais detalhes, acesse o Edital do Processo Seletivo.