UFPA solta listão de aprovados do Vestibular 2019
Nesta edição, foram oferecidas 7.347 vagas em 179 opções de cursos de graduação.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou na manhã desta terça-feira, 29 de janeiro, o resultado do seu Processo Seletivo (PS) 2019, cujo critério de seleção foi o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Confira o listão de aprovados:
Lista de aprovados UFPA PS 2019
Os nomes dos candidatos aprovados no Vestibular 2019 da UFPA também foram lidos ao vivo na rádio e canal do YouTube da universidade.
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas a partir desta sexta-feira, 1º, para a entrega dos documentos exigidos no curso em que foram classificados. O dia, o horário e o local da habilitação de cada candidato variam de acordo com o curso e o campus escolhidos, e podem ser verificados neste Edital.
Vestibular UFPA 2019
A UFPA ofereceu neste vestibular 7.347 vagas em 179 opções de cursos de graduação. Todos os candidatos tiveram que fazer as provas do Enem 2018, nos dias 4 e 11 de novembro, e os inscritos nos cursos de Música e Dança também tiveram que passar por provas de habilidades específicas, no dia 16 de dezembro, em Belém.
No vestibular da UFPA, candidatos que concluíram o Ensino Médio integralmente em escolas sediadas em estados da Região Norte ganham um acréscimo de 10% na média final do Enem.
Audiência conciliação
O desembargador Federal Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, acatou o recurso da UFPA e suspendeu a liminar que impedia a divulgação do Resultado do PS 2019. Em sua decisão, o magistrado afirma a legalidade do Edital e autoriza a Universidade a publicar o resultado.
Tudo teve início com uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que vetava a a divulgação do listão de aprovados do PS, alegando que o fracionamento de vagas usado pela UFPA poderia prejudicar os candidatos.
Com o novo fracionamento de vagas feito pela UFPA, cada estudante teria que escolher por uma das turmas disponíveis durante a inscrição. Segundo o MP, a medida faria com que que estudantes fossem excluídos apenas por terem escolhido uma turma mais concorrida; enquanto na segunda turma, outros seriam aprovados com notas inferiores.
SISUEm 2019, a UFPA não ofereceu vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Antes, 20% das vagas eram preenchidas por esse sistema. O restante, por processo seletivo.
Segundo a universidade, a decisão foi tomada pelas dificuldades que resultavam em percentual considerável de vagas não preenchidas por meio daquele processo de seleção nacional.
“O número de vagas não preenchidas pelo SiSU se tornou cada vez maior. Apenas em 2018, 36% das vagas não foram preenchidas. Os candidatos se inscreviam no PS e no SiSU e, aprovados em ambos, tinham de desistir de uma das vagas”, afirma.
A Universidade esclarece que a decisão de não aderir ao SiSU em 2019 é restrita a este ano e que a Instituição ainda vai analisar se retornará ou não ao sistema em 2020.
Mais detalhes podem ser conferidos neste Edital.