Unicamp reduz livros do Vestibular 2021
Universidade realizou mudanças por causa da pandemia do coronavírus. Livros que ainda serão cobrados podem ser encontrados na internet.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nesta segunda-feira, 4 de maio, que retirou cinco obras literárias da relação que seria cobrada no Vestibular 2021. Primeiramente, os estudantes teriam que ler 12 livros; agora, serão apenas sete.
Segundo a universidade, o ajuste na lista de obras de leitura obrigatória foi feita considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Ainda conforme a Unicamp, a lista foi reduzida em caráter excepcional e em virtude da dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos na educação pública e privada.
Obras gratuitas na internet
Para o diretor da Comvest (organizadora do vestibular), José Alves de Freitas Neto, as alterações expressam duas preocupações da Comissão. “A primeira é com a preparação dos candidatos em tempos em que o acesso físico a bibliotecas está impossibilitado e, por isso, a opção por obras disponíveis gratuitamente na internet. A segunda preocupação é com a qualidade da prova, preservando a diversidade de textos e gêneros literários”.
Veja abaixo as obras que continuam sendo cobradas no Vestibular Unicamp 2021:
Poesia
Sonetos selecionados pela Comvest - Luís de Camões
Sobrevivendo no inferno - Racionais Mc’s
Conto
O Espelho - Machado de Assis
Teatro
O marinheiro - Fernando Pessoa
Romance
A falência - Júlia Lopes de Almeida
O Ateneu - Raul Pompéia
Sermões
Sermões selecionados pela Comvest - Antonio Vieira
E confira abaixo as obras que saem:
A teus pés - Ana Cristina Cesar
O seminário dos ratos - Lygia Fagundes Telles
História do Cerco de Lisboa - José Saramago
Quarto de despejo - Carolina Maria de Jesus
A cabra vadia - Nelson Rodrigues
Unicamp 2021
Na última semana, a Unicamp informou que alterou o cronograma de isenções de taxa de inscrição do Vestibular 2021. Antes, os pedidos poderiam ser feitos de 4 a 22 de maio. Agora, serão de 22 de junho a 8 de julho.
Até o momento, as datas das provas da primeira e da segunda etapas do vestibular 2021 da Unicamp foram mantidas. Porém, a universidade destaca que o processo seletivo deve ser adaptado por causa da pandemia do coronavírus.
Principais datas Unicamp 2021:
- Inscrições: 31 de julho a 8 de setembro
- Provas 1a fase: 22 de novembro
- Provas 2a fase: 10 e 11 de janeiro de 2021
- Resultado: data não foi informada
Vestibular 2022
A Comvest também decidiu reduzir a lista de títulos de leitura obrigatória, a partir do Vestibular Unicamp 2022, das até então 12 para 10 obras, conservando o maior número possível de gêneros literários e a diversidade estética e histórica. Definiu-se, ainda, que serão substituídas quatro obras da lista atual para a lista que será exigida no Vestibular 2022.
Segundo José Alves, a prova de Literatura do Vestibular Unicamp busca um perfil de estudantes que tenham gosto pela literatura em suas várias expressões e que despertam uma leitura atenta às questões que estão na nossa cultura e em nossa sociedade.