Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Notícias
  3. Unicamp fará adaptações no Vestibular 2021 por conta do coronavírus

Unicamp fará adaptações no Vestibular 2021 por conta do coronavírus

Comissão do vestibular afirma que prova será feita considerando a excepcionalidade do ano escolar

Publicado por Silvia Tancredi
13/04/2020 16h38 , atualizado em 13/04/2020 16h50

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já anunciou as datas dos Vestibulares 2021. As provas da 1ª fase do processo seletivo tradicional serão aplicadas no dia 22 de novembro, e as da 2ª, em janeiro. 

Confira datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp

Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes estão tendo aulas via Ensino a Distância (EaD). Mesmo assim, os vestibulandos estão preocupados de chegar o dia das provas sem que eles tenham visto todo o conteúdo. 

O diretor da Comissão do Vestibular (Comvest) da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, afirma que a universidade também acompanha com preocupação a situação da pandemia e sabe dos impactos na aprendizagem e que, provavelmente, os estudantes não verão a totalidade dos conteúdos ou com a mesma profundidade. 

Sendo assim, ele tranquiliza os vestibulandos, destacando que a prova será feita considerando a excepcionalidade do ano escolar. A prova deve cobrar mais:

•    Leitura e interpretação
•    Raciocínio lógico 
•    Uso de referenciais básicos das linguagens e ciências

"Aproveitem esse tempo, continuem estudando e lendo, em casa, e vamos aguardar e torcer para que a gente possa superar esse quadro mais crítico da pandemia", recomenda o diretor da Comvest. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: dicas para estudar em casa durante a pandemia do coronavírus

A Comvest comenta que deve elaborar uma prova bastante antenada com o mundo atual. Por isso, podem aparecer questões relacionadas ao coronavírus 

"Nós queremos estudantes que ingressem na universidade tendo conhecimento do mundo em que vivem, e este mundo está sendo marcado por esta condição atual da pandemia. Vivemos em 2020 uma situação que não havia sido vivida pela nossa geração", salienta o diretor. 

Adaptações

O vestibular 2021 da Unicamp pode ser adaptado por causa da pandemia do coronavírus. A universidade demonstra preocupações de segurança com sua prova e passará a adotar também critérios de questões sanitárias.

O diretor comenta que, hoje, a Comvest não está pensando nessa questão do distanciamento, até porque há um acúmulo de candidatos que se deslocam para fazer a prova em um determinado local. "Nós seguiremos todos os protocolos de segurança na área médica, mas isso ainda não está no nosso radar", analisa. 

Porém, a universidade é enfática e destaca, que, se por alguma infelicidade o quadro não melhorar até as provas do vestibular 2021 da Unicamp, serão feitos ajustes no calendário como os vestibulares do meio de ano.

Veja também

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos somente até hoje (10)
Candidatos que se encaixam nos requisitos exigidos devem apresentar documentação comprobatória. Resultado sai no dia 7 de agosto.

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior