Universidade Aberta do Brasil: 250 mil vagas devem ser ofertadas em 2015 e 2016
Dado foi divulgado pelo Ministério da Educação na noite desta segunda-feira (22)
Instituições de ensino que se cadastrarem no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecerão 250 mil vagas por Ensino a Distância (EaD) entre 1o de julho de 2015 e 30 de junho de 2016. A informação foi liberada pelo Ministério da Educação (MEC) na noite desta segunda-feira, 22 de dezembro.
As instituições que disponibilizarão os novos postos precisam ter obtido conceito mínimo de três no Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador relativo a 2013 foi publicado no dia 19 de dezembro. Veja mais detalhes.
Segundo o MEC, o foco é que cada instituição de ensino ofereça, no mínimo, 30 postos. Pelo menos metade das vagas deve ser para cursos de licenciaturas, com o objetivo de formar professores da educação básica e professores em atividades nas redes públicas cadastradas na Plataforma Freire.
Cursos que atendem ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública (Pnap) têm prioridade para completar os demais postos, de acordo com o MEC. Nesse caso, são cursos de bacharelado e de pós-graduação lato sensu que visam a formação de gestores de cada uma das esferas públicas: municipal, estadual e federal. Cursos que não se enquadram nos dois casos com prioridade não podem oferecer mais de 25% de vagas.
A lista provisória de instituições que oferecerão as vagas via EaD está prevista para ser divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no dia 16 de janeiro. Os postos com data prevista para serem ofertados de 1o de julho a 31 de dezembro de 2015 devem ser divulgados em 23 de março. Já a relação de vagas de 1o de janeiro a 30 de julho de 2016 será publicada em 15 de outubro.
UAB
O Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um Sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de graduação para as camadas da população que encontram dificuldade em ter acesso à formação universitária. Através de uma parceria entre os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), as instituições de ensino superior oferecem vagas de graduação em vários cursos na modalidade de educação a distância.