Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. EaD (Ensino a Distância)
  3. Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A prioridade do programa é a formação inicial e continuada dos professores da rede de educação básica.

Publicado por Rafael Batista
O programa é uma parceria entre as três esferas governamentais e instituições de ensino superior
O programa é uma parceria entre as três esferas governamentais e instituições de ensino superior

O Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um Sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de graduação para as camadas da população que encontram dificuldade em ter acesso à formação universitária. Através de uma parceria entre os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), as instituições de ensino superior oferecem vagas de graduação em vários cursos na modalidade de educação a distância.

As oportunidades oferecidas pelo programa contemplam toda a sociedade, no entanto é priorizada a formação inicial e continuada para os professores que atuam na educação básica. Outra prioridade do programa são os candidatos a cursos de licenciatura.

As instituições públicas de ensino superior estabelecem parcerias com os governos locais e articulam-se através do Sistema UAB para ministrar os cursos e instalar Polos de Apoio Presencial na região. Os cursos são oferecidos à distância, no entanto há necessidade de frequência nos polos de apoio. Em alguns casos, os encontros são semanais.

Modalidades de ingresso

Há duas formas de ingressar nos cursos oferecidos pela UAB. A primeira é através do Plano Nacional de Professores da Educação Básica. Para se candidatar a vagas nessa modalidade, o candidato precisa ser professor da rede pública, ter cadastro na Plataforma Freire e ser aprovado em processo seletivo específico.

Outra forma de cursar uma das graduações a distância oferecidas pelo programa é através da Demanda Social. Nesse caso os candidatos precisam atender aos pré-requisitos do curso e serem aprovados no vestibular organizado pela instituição que disponibiliza as vagas. O atendimento destinado a Demanda Social é acertada entre as instituições de ensino ofertantes e os governos locais, sendo publicadas nos editais de seleção para os cursos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos

As graduações oferecidas pelo Sistema UAB são voltados principalmente para formação de professores da rede pública de educação básica. Também são oferecidas Especializações do programa Mídias na Educação, com o objetivo de proporcionar formação voltada ao uso pedagógico, na educação a distância, de diferentes tecnologias da informação e da comunicação. 

O programa oferece ainda graduação em Biblioteconomia, objetivando a organização de bases para dar apoio à realização dos cursos nos polos presenciais do Sistema UAB. Outra demanda atendida é de Especializações para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC).

O Sistema proposto pela UAB atende também o Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP. São ofertados cursos em nível de graduação – bacharelado, e pós-graduação lato sensu – especialização, destinados à criação de um perfil nacional do administrador público, proporcionando a formação de gestores que utilizem uma linguagem comum e que compreendam as especificidades de cada uma das esferas públicas: municipal, estadual e federal.

Mais informações no site oficial da UAB.

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.