O Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um Sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de graduação para as camadas da população que encontram dificuldade em ter acesso à formação universitária. Através de uma parceria entre os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), as instituições de ensino superior oferecem vagas de graduação em vários cursos na modalidade de educação a distância.
As oportunidades oferecidas pelo programa contemplam toda a sociedade, no entanto é priorizada a formação inicial e continuada para os professores que atuam na educação básica. Outra prioridade do programa são os candidatos a cursos de licenciatura.
As instituições públicas de ensino superior estabelecem parcerias com os governos locais e articulam-se através do Sistema UAB para ministrar os cursos e instalar Polos de Apoio Presencial na região. Os cursos são oferecidos à distância, no entanto há necessidade de frequência nos polos de apoio. Em alguns casos, os encontros são semanais.
Modalidades de ingresso
Há duas formas de ingressar nos cursos oferecidos pela UAB. A primeira é através do Plano Nacional de Professores da Educação Básica. Para se candidatar a vagas nessa modalidade, o candidato precisa ser professor da rede pública, ter cadastro na Plataforma Freire e ser aprovado em processo seletivo específico.
Outra forma de cursar uma das graduações a distância oferecidas pelo programa é através da Demanda Social. Nesse caso os candidatos precisam atender aos pré-requisitos do curso e serem aprovados no vestibular organizado pela instituição que disponibiliza as vagas. O atendimento destinado a Demanda Social é acertada entre as instituições de ensino ofertantes e os governos locais, sendo publicadas nos editais de seleção para os cursos.
Cursos
As graduações oferecidas pelo Sistema UAB são voltados principalmente para formação de professores da rede pública de educação básica. Também são oferecidas Especializações do programa Mídias na Educação, com o objetivo de proporcionar formação voltada ao uso pedagógico, na educação a distância, de diferentes tecnologias da informação e da comunicação.
O programa oferece ainda graduação em Biblioteconomia, objetivando a organização de bases para dar apoio à realização dos cursos nos polos presenciais do Sistema UAB. Outra demanda atendida é de Especializações para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC).
O Sistema proposto pela UAB atende também o Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP. São ofertados cursos em nível de graduação – bacharelado, e pós-graduação lato sensu – especialização, destinados à criação de um perfil nacional do administrador público, proporcionando a formação de gestores que utilizem uma linguagem comum e que compreendam as especificidades de cada uma das esferas públicas: municipal, estadual e federal.
Mais informações no site oficial da UAB.