Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. EaD (Ensino a Distância)
  3. Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A prioridade do programa é a formação inicial e continuada dos professores da rede de educação básica.

Publicado por Rafael Batista
O programa é uma parceria entre as três esferas governamentais e instituições de ensino superior
O programa é uma parceria entre as três esferas governamentais e instituições de ensino superior

O Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um Sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de graduação para as camadas da população que encontram dificuldade em ter acesso à formação universitária. Através de uma parceria entre os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), as instituições de ensino superior oferecem vagas de graduação em vários cursos na modalidade de educação a distância.

As oportunidades oferecidas pelo programa contemplam toda a sociedade, no entanto é priorizada a formação inicial e continuada para os professores que atuam na educação básica. Outra prioridade do programa são os candidatos a cursos de licenciatura.

As instituições públicas de ensino superior estabelecem parcerias com os governos locais e articulam-se através do Sistema UAB para ministrar os cursos e instalar Polos de Apoio Presencial na região. Os cursos são oferecidos à distância, no entanto há necessidade de frequência nos polos de apoio. Em alguns casos, os encontros são semanais.

Modalidades de ingresso

Há duas formas de ingressar nos cursos oferecidos pela UAB. A primeira é através do Plano Nacional de Professores da Educação Básica. Para se candidatar a vagas nessa modalidade, o candidato precisa ser professor da rede pública, ter cadastro na Plataforma Freire e ser aprovado em processo seletivo específico.

Outra forma de cursar uma das graduações a distância oferecidas pelo programa é através da Demanda Social. Nesse caso os candidatos precisam atender aos pré-requisitos do curso e serem aprovados no vestibular organizado pela instituição que disponibiliza as vagas. O atendimento destinado a Demanda Social é acertada entre as instituições de ensino ofertantes e os governos locais, sendo publicadas nos editais de seleção para os cursos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos

As graduações oferecidas pelo Sistema UAB são voltados principalmente para formação de professores da rede pública de educação básica. Também são oferecidas Especializações do programa Mídias na Educação, com o objetivo de proporcionar formação voltada ao uso pedagógico, na educação a distância, de diferentes tecnologias da informação e da comunicação. 

O programa oferece ainda graduação em Biblioteconomia, objetivando a organização de bases para dar apoio à realização dos cursos nos polos presenciais do Sistema UAB. Outra demanda atendida é de Especializações para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC).

O Sistema proposto pela UAB atende também o Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP. São ofertados cursos em nível de graduação – bacharelado, e pós-graduação lato sensu – especialização, destinados à criação de um perfil nacional do administrador público, proporcionando a formação de gestores que utilizem uma linguagem comum e que compreendam as especificidades de cada uma das esferas públicas: municipal, estadual e federal.

Mais informações no site oficial da UAB.

Veja também

Enem 2020 tem recorde de abstenção com mais da metade de inscritos faltosos
Foi registrada a ausência de mais de metade dos inscritos. Ministro responsabilizou a pandemia e a imprensa pelo grande número de faltosos.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2021 de Medicina da UniCEUB chega ao fim
As provas do Vestibular de Medicina acontecem no dia 10 de fevereiro de 2021, das 14h às 18h, em Brasília/DF. 

Enem 2020: Inep divulga prazo para envio de laudos para solicitação de reaplicação
Diagnosticados com doença infectocontagiosa, incluindo Covid-19, poderão passar pelo Exame novamente desde que apresentem no prazo os laudos médicos.

Tema da redação do Enem 2020 aborda doenças mentais
A informação foi divulgada logo após o início das provas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em sua conta no Twitter.

Provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas hoje (17)
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), portões de acesso aos locais de prova serão abertos meia hora mais cedo, a fim de evitar aglomerações.

Cederj publica notas objetivas do Vestibular 2021/1
Desempenho na prova de redação poderá ser conferido no dia 29 de janeiro

UPE solta local de prova da 1ª e 2ª etapa do SSA 2021
Estudantes farão provas em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Recife e oito cidades do interior do Pernambuco

IF Goiano está com inscrições abertas para o Vestibular 2021/1
Oportunidades são para as unidades de Catalão, Cristalina e Trindade nos curso de Tecnologia em Horticultura e os bacharelados em Agronomia, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. 

Unicap divulga resultado do seu Vestibular 2021
A seleção dos candidatos da Unicap foi por meio da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por prova on-line.

Inscrições para ProUni 2021/1 encerram nesta sexta-feira (15)
Programa oferece 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais (50% do valor do curso)

5 temas de História para ficar ligado no Enem 2020
Revise os conteúdos disciplinares que caem com maior frequência nas questões de História na prova do Enem.

UFMS finaliza inscrições do Vestibular 2021 e PASSE 2020
Solicitações de isenção de taxa de inscrição já foram recebidas de inscritos no CadÚnico e membros de família de baixa renda, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.