Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A prioridade do programa é a formação inicial e continuada dos professores da rede de educação básica.

Publicado por Rafael Batista
O programa é uma parceria entre as três esferas governamentais e instituições de ensino superior
O programa é uma parceria entre as três esferas governamentais e instituições de ensino superior

O Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um Sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de graduação para as camadas da população que encontram dificuldade em ter acesso à formação universitária. Através de uma parceria entre os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), as instituições de ensino superior oferecem vagas de graduação em vários cursos na modalidade de educação a distância.

As oportunidades oferecidas pelo programa contemplam toda a sociedade, no entanto é priorizada a formação inicial e continuada para os professores que atuam na educação básica. Outra prioridade do programa são os candidatos a cursos de licenciatura.

As instituições públicas de ensino superior estabelecem parcerias com os governos locais e articulam-se através do Sistema UAB para ministrar os cursos e instalar Polos de Apoio Presencial na região. Os cursos são oferecidos à distância, no entanto há necessidade de frequência nos polos de apoio. Em alguns casos, os encontros são semanais.

Modalidades de ingresso

Há duas formas de ingressar nos cursos oferecidos pela UAB. A primeira é através do Plano Nacional de Professores da Educação Básica. Para se candidatar a vagas nessa modalidade, o candidato precisa ser professor da rede pública, ter cadastro na Plataforma Freire e ser aprovado em processo seletivo específico.

Outra forma de cursar uma das graduações a distância oferecidas pelo programa é através da Demanda Social. Nesse caso os candidatos precisam atender aos pré-requisitos do curso e serem aprovados no vestibular organizado pela instituição que disponibiliza as vagas. O atendimento destinado a Demanda Social é acertada entre as instituições de ensino ofertantes e os governos locais, sendo publicadas nos editais de seleção para os cursos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos

As graduações oferecidas pelo Sistema UAB são voltados principalmente para formação de professores da rede pública de educação básica. Também são oferecidas Especializações do programa Mídias na Educação, com o objetivo de proporcionar formação voltada ao uso pedagógico, na educação a distância, de diferentes tecnologias da informação e da comunicação. 

O programa oferece ainda graduação em Biblioteconomia, objetivando a organização de bases para dar apoio à realização dos cursos nos polos presenciais do Sistema UAB. Outra demanda atendida é de Especializações para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI/MEC).

O Sistema proposto pela UAB atende também o Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP. São ofertados cursos em nível de graduação – bacharelado, e pós-graduação lato sensu – especialização, destinados à criação de um perfil nacional do administrador público, proporcionando a formação de gestores que utilizem uma linguagem comum e que compreendam as especificidades de cada uma das esferas públicas: municipal, estadual e federal.

Mais informações no site oficial da UAB.

Veja também

Emescam (ES) inscreve para Vestibular 2020/2 de Medicina via Enem
Interessados nas 70 vagas serão avaliados pelas notas das edições de 2018 ou 2019 do exame educacional

ESPM prorroga inscrições para Vestibular 2020/2 via Enem
Candidatos vão concorrer a 256 vagas nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

SiSU: cursos EaD também serão oferecidos
Até a última edição do Sistema de Seleção Unificada somente eram disponibilizados cursos presenciais

USCS (SP) cancela provas para Medicina e fará seleção via Enem
Processo seletivo que seria organizado pela Vunesp foi cancelado e vagas do vestibular serão ofertadas via Enem

Inscrições do Enem 2020 são prorrogadas
Datas de aplicação das provas do Enem 2020 impresso e digital foram adiadas de 30 a 60 dias em relação às datas que foram divulgadas nos editais.

UFRGS adia Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
As provas do Vestibular 2021 da UFRGS estavam previsto de acontecerem nos dias 28 e 29 de novembro e 05 e 06 de dezembro.

UFPR anuncia adiamento do Vestibular 2020/2021 em razão do novo coronavírus
Medida foi tomada pelas condições em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, as provas objetivas do Vestibular serão realizadas somente ano que vem.

Coronavírus: Unitau (SP) suspende inscrições do Vestibular de Inverno 2020 de Medicina
Oferta seria de 80 vagas e Vestibular contaria com duas fases. Suspensão do processo seletivo se deve pela pandemia do novo coronavírus.

Inep anuncia que provas do Enem 2020 serão adiadas
Órgão informou que, por causa da pandemia do coronavírus, agora provas serão realizadas de 30 a 60 dias depois do que estavam previstas

Projeto de Lei que adia o Enem 2020 é aprovado pelo Senado
Agora, o Projeto de Lei que foi aprovado por 75 votos a favor e 1 contra, irá para a Câmara dos Deputados.

Na Bahia, Unifacs inscreve para Vestibular 2020/2
Por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes serão selecionados pelas notas do Enem

UVV, no Espírito Santo, recebe inscrições para Vestibular 2020/2
Candidatos serão avaliados pelas notas do Enem e por uma seleção no estilo game