Vestibular do IFSC deve ser retomado em parceria com a UFSC
Instituições articulam a realização de processo seletivo unificado a partir de 2023.
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deu início junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) às articulações para uma parceria na realização de um vestibular unificado para ingresso em 2023.
Desde 2018, o IFSC não realiza processo seletivo e adota apenas o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) como modalidade de ingresso aos cursos de ensino superior. O instituto cogita a retomada do vestibular há algum tempo, pois os resultados do SiSU não tem sido satisfatórios.
De acordo com o IFSC, uma das questões envolvidas é "que o sistema unificado muitas vezes não atende às necessidades dos arranjos produtivos locais, já que pessoas provenientes de outras cidades ou estados dificilmente se fixam nos municípios do IFSC após a conclusão dos estudo". O não preenchimento das vagas se aponta como outro problema enfrentado pela instituição, na última edição do SiSU, por exemplo, mais de 300 vagas ficaram ociosas.
SiSU e vestibular
Mesmo com a retomada do processo seletivo, o SiSU deve continuar como forma de ingresso, ou seja, a instituição adotará os dois processos. Os percentuiais para cada modalidade ainda não foram definidos.
No último dia 15 de março, representantes do Departamento de Ingresso (Deing) do IFSC e a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC deram início às tratativas de uma cooperação técnica na realização de um vestibular unificado. A ideia é que sejam realizados encontros semanais para os trabalhos de elaboração do processo. Até o momento o que se tem definido é que o vestibular das duas instituições deve contar com edital único e o mesmo calendário de provas.