Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Universidades
  3. Santa Catarina
  4. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

UFSC conta com 11 unidades universitárias nos municípios de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville.

Publicado por Wanja Borges
Campus de Florianópolis da UFSC
Campus de Florianópolis da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi criada em dezembro de 1960, sob o nome de Universidade de Santa Catarina. Resultado da junção de outras sete faculdades, a instituição já contava com quase mil alunos e 50 docentes nos primeiros meses de funcionamento. Em agosto de 1965, a UFSC conquistou a denominação de universidade federal e com a reforma universitária de 1969 adquiriu sua estrutura administrativa atual, composta por 11 unidades universitárias. Em 2009, teve sua estrutura ampliada a outros três campi. 

Considerada a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina pelo Webometrics Ranking of World Universities, a UFSC conta, hoje, com mais de 40 mil alunos e três mil docentes.  No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010, a Universidade obteve conceito 4. Já no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), grande parte dos oito cursos avaliados ficou com nota 4. Agronomia obteve nota máxima no Exame e o 8º lugar no ranking nacional. Já Educação Física, Farmácia, Nutrição e Odontologia foram conceituados com média 4.  

CAMPUS
•    Campus Florianópolis

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis – SC
http://ufsc.br
(48) 3721-9000

Administração, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Econômicas, Ciências Rurais, Ciências Sociais, Cinema, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Letras (Língua Alemã), Letras (Língua Espanhola), Letras (Língua Francesa), Letras (Língua Inglesa), Letras (Língua Italiana), Letras (Libras), Letras (Língua Portuguesa), Matemática, Matemática e Computação Científica, Medicina, Meteorologia, Museologia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia.

•    Campus Araranguá 
Rua Pedro João Pereira, nº 150, Mato Alto, Araranguá – SC
http://ararangua.ufsc.br
(48) 3721-2170

Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Fisioterapia, Tecnologias da Informação e Comunicação. 

•    Campus Curitibanos 
Rodovia Ulisses Gaboardi, km 3, Curitibanos – SC
http://curitibanos.ufsc.br
(48) 3721-4166

Agronomia, Ciências Rurais, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária.

•    Campus Blumenau
Rua Pomerode, 710, Bairro Salto do Norte, Blumenau - SC
http://blumenau.ufsc.br
(47) 3232-5100

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química

•    Campus Joinville
Rua Presidente Prudente de Moraes, nº 406, Santo Antônio, Joinville – SC 
http://joinville.ufsc.br
(48) 3721-4655
    
Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade, Engneharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia de Infraestrutura, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval.

INFRAESTRUTURA
A sede da UFSC, localizada em Trindade, é dividida em 11 centros de ensino, construídos em uma área superior a 20 milhões m². Além disso, a instituição conta com outros três campi localizados em Joinville, Curitibanos e Araranguá. O complexo educacional conta com Restaurante Universitário, Biblioteca Central, Bibliotecas setoriais, Hospital Universitário, Centro de Convivência, Centro de Cultura e Eventos, Laboratórios de computação e específicos de atividades de cada curso, Museu Universitário, Planetário, Fazenda Experimental e muito mais. 

FORMAS DE INGRESSO

•    Vestibular Tradicional
A UFSC realiza seu Vestibular Tradicional com o objetivo de preencher 70% das vagas oferecidas pela instituição para cursos de graduação. O Processo Seletivo acontece todo ano e é organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). As inscrições são abertas, geralmente, nos meses de setembro e outubro e a prova aplicada em dezembro. 

•    Enem e SiSU 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é utilizado pela UFSC como parte da nota de seu vestibular. O peso destinado para essa modalidade de ingresso chega a ser de 30%. Os interessados em incluir a nota no processo seletivo devem informar a preferência no processo de inscrição. Além disso, a Universidade oferece parte das vagas pelo Sistema Único de Seleção (SiSU).  

    Sistema de Cotas 
Atualmente, a UFSC destina metade das vagas do Vestibular e SiSU para candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública, conforme prevê a Lei de Cotas.  

•    Ensino a Distância 
A UFSC oferece, desde 1995, os seguintes cursos de graduação pela metodologia de Ensino a Distância: Administração, Administração Pública, Biologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Filosofia, Física, Letras (Espanhol), Letras (Inglês), Letras (Português) e Matemática. Além disso, cursos de graduação pró-licenciatura, especialização e extensão também são oferecidos.  

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | 50 anos

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Google + | Youtube 

Veja também

Prazo para se inscrever no Vestibular (PSCS) 2020/2 via Enem do IFPB chega ao fim
Os candidatos podem optar por até duas opções de curso durante a inscrição e para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2017 e 2019, já que a seleção utilizará as notas do Exame.

Fuvest encerra inscrições para o Vestibular 2021 nesta sexta-feira (23)
Seleção oferece 8.241 vagas em cursos ministrados pela USP. Metade das chances é reservada para cotistas

Cursinho Pré-vestibular de Brasília recebe inscrições para aulas preparatórias para o Enem
As inscrições estão sendo recebidas via internet ou de forma presencial,  nas unidades do cursinho. É preciso apresentar duas fotox 3x4 e cópias do CPF e RG. 

Inscrições para Vestibular 2020 da Unifesspa são encerradas hoje (22)
Interessados nas mais de 300 vagas deverão fazer provas presenciais no dia 13 de dezembro, no Pará

Uninorte (AC) inscreve para o Vestibular 2021 de Medicina
Estão sendo oferecidas 30 vagas e as provas serão realizadas no dia 21 de novembro, no turno vespertino, das 14h às 18h. Elas serão formadas por quatro questões objetivas e uma redação.

FGV disponibiliza cartão da 1ª fase de Direito do Vestibular 2021
Provas estão agendadas para os dias 1º e 02 de novembro, no formato on-line por conta da pandemia.

No RS, UCS inscreve para Vestibular de Verão 2021
Candidatos serão avaliados pela internet. Somente concorrentes às 50 vagas do curso de Medicina farão provas presenciais.

Inscrições do Vestibular 2020 de cursos a distância da UEM (PR) são recebidas
Prazo segue aberto até 18 de novembro e estão sendo oferecidas 1.030 vagas.

Inscrições para Vestibular 2021 de Medicina e Odontologia da SL Mandic (SP) são finalizadas
Nesta edição, o processo seletivo oferece 310 vagas, sendo 250 para o curso de Medicina e 60 para o de Odontologia. Ambas as carreiras são ministradas em turno integral.

Unifor inscreve para o Vestibular 2021/1 para Medicina e demais cursos
O curso de Medicina terá seleção somente por prova presencial e receberá inscrições até 13 de novembro. E os demais cursos têm três possibilidades de avaliação.

Prevupe (PE) oferta aulas gratuitas on-line para as provas do Enem 2020
Por conta do distanciamento imposto pelo coronavírus, as aulas também serão ofertadas no formato digital.

IFPE altera Vestibular 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus
Ainda não foi divulgado nenhum cronograma mas todos os detalhes do próximo processo de ingresso serão anunciados até o final deste ano.