Vestibular da Unicamp sofrerá mudanças em 2015
Primeira fase será constituída por 90 questões objetivas e redação passa para a segunda etapa.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta quinta-feira, 08 de maio, que promoverá mudanças em seu Vestibular 2015. A partir do ano que vem, a prova de redação será aplicada apenas na segunda fase. Atualmente, ela compõe a primeira etapa, junto às 48 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais.
Desta forma, a primeira etapa passará a ser constituída por 90 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês, além das questões interdisciplinares.
Já a segunda fase, que é realizada em três dias, contará com as provas discursivas de redação e de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, no primeiro dia; matemática, história e geografia, no segundo; e física, química e biologia, no último.
No dia 30 de abril, a Unicamp já havia anunciado que deixará de utilizar a lista de obras literárias, que adota há oito vestibulares juntamente com a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a partir de 2016. A instituição adotará um programa próprio para a prova de literatura, que passará a exigir 12 obras e não apenas 9, como ocorre atualmente.
Cronograma
Segundo o calendário do Processo Seletivo, que também foi divulgado nesta quinta-feira, as inscrições podem ser feitas entre 11 de agosto e 11 de setembro. Pedidos de isenção de taxa será recebidos até 30 de maio, por meio deste link. Serão concedidas 6.640 isenções na modalidade 1, outras 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.
As provas de habilidades específicas de Música acontecem de 25 a 29 de setembro e de 19 a 22 de janeiro de 2015 para os demais cursos. Já a primeira e segunda etapas estão programadas para os dias 23 de novembro e de 11 a 13 de janeiro de 2015, respectivamente.A divulgação da chamada para matrícula virtual está prevista para 2 de fevereiro. Outras cinco universidades paulistas divulgaram seus cronogramas. Confira aqui.