☰ MENU

Enade

O Enade faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que tem como foco avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior.

Publicado por Érica Caetano

Criado em 2004, para substituir o Exame Nacional de Cursos, conhecido também como Provão, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. É obrigatório aos estudantes que forem selecionados, sendo indispensável a sua realização para garantia da emissão do histórico escolar.

O Enade tem como principal objetivo medir as competências e habilidades dos universitários nos cursos que passaram por alguma alteração. As inscrições para o estudante habilitado em realizar o exame são de responsabilidade da sua instituição. A primeira aplicação dos testes do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área de conhecimento é avaliada é trienal.

Neste ano, o exame contará com algumas mudanças em suas regras. Estas foram anunciadas pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no começo do ano. Aplicado anteriormente somente a estudantes que estão concluindo o curso superior, o Enade agora irá avaliar também alunos que estejam cursando o penúltimo semestre. Ou seja, neste ano, devem participar da prova futuros formandos de 2012 e estudantes com perspectiva de conclusão do curso até o primeiro semestre de 2013.

O desempenho dos estudantes no Enade é um dos componentes do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Além do CPC, compõem a nota o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que é a média entre a nota do aluno no ingresso e no final do curso, e também a opinião dos alunos sobre a instituição de Ensino Superior em que estudam, no que se refere à infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, titulação dos professores e o questionário do estudante, que é preenchido pelos participantes do Enade.

Mais informações: http://enade.inep.gov.br

O Enade avalia o rendimento dos alunos nos cursos de graduação

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

SiSU 2026: resultado é liberado

Matrículas para as 274 mil vagas começarão a partir de 2 de fevereiro. O link para consulta está no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.


ProUni 2026: MEC recebe inscrição para 590 mil bolsas de estudo

Candidatos podem utilizar notas das duas últimas edições do Enem, de 2024 ou 2025, para seleção. A inscrição estará aberta até 29 de janeiro.


Resultado do Enem 2025 é divulgado; confira

Participantes podem utilizar o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas em universidades públicas no SiSU 2026.


Edital do ProUni 2026: MEC divulga datas e regras da seleção que aceita notas do Enem

Inscrições para o ProUni 2026 do primeiro semestre começam dia 26 de janeiro


MEC divulga edital do SiSU 2026; veja orientações e datas

Candidatos podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos três anos, 2023, 2024 ou 2025, pela primeira vez nessa edição da seleção.


Encceja 2025: confira resultado do exame

As provas foram aplicadas no início de agosto e são utilizadas para certificar a conclusão dos ensinos fundamental e médio.


Gabarito Enem 2025: Inep divulga respostas oficias do segundo dia

Participantes do Enem 2025 realizaram as provas de Ciências da Natureza e Matemática no domingo, 16.


Enem 2025: segundo dia de provas acontece neste domingo (16)

Participantes realizarão provas de Ciências da Natureza e Matemática.


Gabarito do 1º dia do Enem 2025 é liberado pelo Inep

Cerca de 3,5 milhões de candidatos fizeram as provas do primeiro dia do Enem 2025 no último domingo (9)


Redação Enem 2025: participantes escrevem sobre envelhecimento

“Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” é o tema escolhido para o exame de 2025.


Enem 2025: primeiro dia de provas acontece hoje (9)

No primeiro final de semana do exame são aplicadas as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a Redação.


Local de prova Enem 2025 é divulgado; saiba como acessar o cartão de inscrição

O exame será aplica em novembro e é comporto por quatro provas das áreas do conhecimento e uma redação.