Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahiana
Além da graduação para Medicina, a Bahiana oferta outros cursos de graduação ligados a área da saúde
Fundada em 1952, por um grupo de lideranças médicas formado por docentes de vasta experiência, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é uma das pioneiras na Bahia no que diz respeito a oferta do curso de Medicina, sendo a segunda instituição de ensino do estado a ofertar esta graduação. O primeiro vestibular da Bahiana foi realizado em abril de 1953, um ano após a sua criação.
A Escola Bahiana conta no momento com três unidades que, além do curso de Medicina, ofertam outras graduações ligadas à área da saúde, sendo elas: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
A instituição é particular, mas conta com programa de descontos de 50% na mensalidade para o curso Terapia Ocupacional, para aqueles que tenham diploma em Pedagogia, e alunos oriundos da rede pública de ensino. Há também desconto de 40% na mensalidade para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e também o de Terapia Ocupacional.
CAMPUS
• Unidade Acadêmica Brotas
Avenida Dom João VI, nº 275, Brotas, Salvador-BA
(71) 3276-8200
Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
• Unidade Acadêmica Nazaré
Rua Frei Henrique, nº 08, Nazaré, Salvador-BA
(71) 2001-2900
Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia.
• Unidade Acadêmica Cabula
Avenida Silveira Martins, nº 3.386, Salvador-BA
(71) 3257-8200
Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.
INFRAESTRUTURA
A instituição possui em suas unidades laboratórios de ensino, de informática e pesquisa, além de ambulatórios, auditórios, biotérios, aparato necessário para o trabalho no que se refere a análises clínicas, pavilhões de aula, biblioteca própria com mais de 25 mil livros e outros periódicos, videoteca e espaço multimídia, Centro de Convenções e espaço de convivência.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular Tradicional
O certame no formato tradicional da Bahiana ocorre desde o ano de 2008, por meio do Processo Seletivo Formativo (PROSEF). O Vestibular acontece duas vezes ao ano e é constituído por duas etapas. A primeira é formada por provas de cunho objetivo, com 50 questões que abordam disciplinas estudadas durante o Ensino Médio. A segunda é constituída de prova de redação, prova discursiva e a fase de natureza vivencial, que dá oportunidade ao vestibulando de realizar atividades integradoras e de socialização.
• Enem
Caso seja a opção do vestibulando, ele poderá utilizar a sua média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso nos cursos de Psicologia, Biomedicina, Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia. O aproveitamento só não é válido para o ingresso no curso de Medicina.
•Fies
A Escola também é credenciada ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A solicitação de financiamento agora deve ser feita em período estipulado pelo programa, através do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Outra exigência é que os alunos somente poderão ter acesso ao programa se tiverem alcançado média de 450 pontos nas cinco notas do Enem e pontuação diferente de zero na redação.
Em seguida ao período de inscrições, o estudante deve validar suas informações na Bahiana e formalizar a contratação com um agente financeiro. O benefício pode ser parcial ou integral.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site
REDES SOCIAIS
Twitter | Facebook | Youtube | Formspring