Instituto Federal de Brasília – IFB
Criado em dezembro de 2008, IFB conta com oito unidades educacionais, atualmente, localizadas no Distrito Federal.
Oferecer ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, por meio da produção e difusão de conhecimentos, contribuindo para a formação cidadã e desenvolvimento sustentável. Essa é a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), instituição pública federal criada em dezembro de 2008, mediante transformação da Escola Técnica Federal da região.
Composto por uma reitoria, com sede no plano piloto, e oito campi distribuídos no Distrito Federal, o IFB oferece atualmente cerca de 20 cursos técnicos e cinco cursos superiores, entre licenciaturas e tecnologia, para mais de seis mil alunos. O Instituto preza, dentre outros valores, pela formação crítica, gestão democrática e participativa, respeito à diversidade e desenvolvimento sustentável.
CAMPUS
• Campus Brasília
Via L2 Norte, SGAN 610 (610 Norte), Módulo D, E, F e G, Asa Norte, Brasília – DF
http://www.ifb.edu.br/brasilia
(61) 2193-8050
Licenciatura em Dança, Técnico em Eventos, Técnico em Informática (Desenvolvimento de Sistemas), Técnico em Serviços Públicos e Tecnologia em Gestão Pública.
• Campus Gama
DF 480, Lote 01, Setor de Múltiplas Atividades, Gama – DF
http://www.ifb.edu.br/gama
(61) 2103-2251
Licenciatura em Química, Técnico em Agronegócio, Técnico em Cooperativismo, Técnico em Logística e Técnico em Química.
• Campus Planaltina
Rodovia DF-128, Km 21, Zona Rural de Planaltina, Planaltina – DF
http://www.ifb.edu.br/planaltina
(61) 3905-5400
Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria e Tecnologia em Agroecologia.
• Campus Riacho Fundo
QOF 01, QN 07, Setor Habitacional Riacho Fundo I, Riacho Fundo – DF
http://www.ifb.edu.br/riachofundo
(61) 2103-2341
Técnico em Transações Imobiliárias.
• Campus Samambaia
Subcentro Leste, Complexo Boca da Mata, Lote 01, Samambaia – DF
http://www.ifb.edu.br/samambaia
(61) 2103-2300
Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Edificações e Técnico em Reciclagem.
• Campus São Sebastião
Avenida São Bartolomeu, Área Especial 03, São Sebastião – DF
http://www.ifb.edu.br/saosebastiao
(61) 2193-8130
Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Secretariado.
• Campus Taguatinga
QNM 40, Área Especial nº 01, Taguatinga – DF
http://www.ifb.edu.br/taguatinga
(61) 2103-2200
Técnico em Eletromecânica, Técnico em Suporte e Manutenção em Informática e Técnico em Vestuário.
• Campus Taguatinga - Centro
C 12, Bloco F, Lotes 1 e 2, Taguatinga Centro – DF
http://www.ifb.edu.br/taguatingacentro
(61) 2103-2249
Técnico em Comércio.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular Tradicional
O IFB trabalha com vestibular tradicional apenas na seleção de candidatos para o curso de licenciatura em dança. O Processo Seletivo, aplicado em uma única etapa, é constituído por Redação e 50 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Artes, Matemática, Química, Física e Biologia. Para os cursos técnicos, a seleção acontece por sorteio eletrônico.
• Sistema de Cotas
O IFB oferece um percentual de suas vagas para quilombolas, negros ou indígenas; estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escola pública; portadores de necessidades especiais (PNE); e candidatos da agricultura familiar ou que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola rural. O interesse pela reserva de vagas deve ser informado no ato da inscrição.
• Enem
O IFB também adota o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de candidatos para cursos superiores de graduação. A seleção é realizada pela média da nota obtida em uma das três últimas edições do Exame, sendo que para a Licenciatura em Dança também haverá Teste de Habilidades Específicas. Vagas remanescentes são preenchidas pelas listas de espera da seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
• Sisu
O SiSU, que utiliza o Enem como critério de seleção, é uma das formas de ingresso do IFB, sendo responsável pelo preenchimento de 75% das vagas de cursos de nível superior. Para participar, o estudante deve ter concluído o Ensino Médio até o ato da matrícula e ter participado da última edição do Exame. O Processo Seletivo é coordenado pelo Ministério da Educação e oferece vagas também para o Sistema de Cotas.
• Ensino a Distância
O IFB oferece cursos técnicos, de formação, capacitação e especialização na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Os estudantes têm quatro horas semanais de aulas presenciais e cada curso tem uma carga horária de mais ou menos 1.200 horas. O material didático impresso e on-line são concedidos pelo Instituto sem qualquer custo.
PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular
REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | RSS | Orkut