☰ MENU
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio Grande do Norte
  4. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

A UFRN possui mais de 37 mil estudantes, além de ser considerada um dos principais centros de estudo de sismologia do país.

Publicado por Érica Caetano
A UFRN possui rádio, editora, TV e Agência de Comunicação, além de dois hospitais universitários, um hospital pediatra e uma maternidade

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criada em 1958, sendo federalizada dois anos mais tarde, em 1960.  Com mais de 50 anos de história, é considerada hoje um dos principais centros de estudo de sismologia do país. Oferece 84 cursos de graduação presencial, 09 na modalidade ensino a distância (EaD) e 86 de pós-graduação. Possui mais de 37 mil estudantes, entre graduandos e pós-graduandos.

Em 2009, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedeu o prêmio para o curso de Direito da instituição, sendo considerado o terceiro melhor do país. Além disso, a UFRN obteve média 4 no Índice Geral dos Cursos (IGC) 2011, garantindo a classificação da Universidade entre as 21 melhores do país.

CAMPUS

Campus Sede

Avenida Senador Salgado Filho, nº 3.000, Campus Universitário, Natal - RN

(84) 3215-3119

Administração, Aquicultura, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências e Tecnologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Radialismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Dança, Design, Direito, Ecologia, Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Redes de Comunicação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Engenharia de Software, Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geofísica, Geografia, Geologia, Gestão de Políticas Públicas, Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde, História, Letras, Matemática, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química do Petróleo, Serviço Social, Teatro e Turismo.

Campus Currais Novos

Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) – Rua M. Brejuí, s/nº

Currais Novos - RN

Administração, Letras – Inglês, Letras – Português e Pedagogia.

Campus Caicó

Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) – Rua Joaquim Gregório, s/nº, Bairro Penedo, Caicó – RN

Ciências Contábeis, Direito, Geografia, História, Matemática e Pedagogia.

Campus da Facisa

Avenida Rio Branco, s/nº, Centro, Santa Cruz – RN

contato@facisa.ufrn.br

(84) 3291-2411

Educação Física.

INFRAESTRUTURA

A UFRN possui salas de aula equipadas e com infraestrutura adequada para propiciar ensino de qualidade aos seus graduandos. Sua estrutura é constituída por laboratórios e bibliotecas e em seu Campus Central, localizado em Natal, há uma área de convivência com restaurantes, agências bancárias, livrarias, galeria de arte e agência dos correios. A instituição possui também rádio, editora, TV e Agência de Comunicação (Agecom), além de dois hospitais universitários, um hospital pediatra e uma maternidade.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

A UFRN realiza vestibular tradicional para o ingresso em seus cursos superiores. O processo seletivo ocorre anualmente e tem duração de três dias. No primeiro dia, os estudantes realizam provas objetivas das áreas de biológicas, exatas e língua estrangeira. No segundo dia de prova, são feitas questões de disciplinas da área de humanas, além de uma redação. No terceiro e último dia, as provas são discursivas, com questões de matérias específicas da área do curso concorrido.

Enem e SiSU

A UFRN disponibiliza 50% das vagas ofertadas para estudantes que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os candidatos interessados em concorrer utilizando o desempenho do Enem não precisam fazer o vestibular tradicional da Universidade.

Sistema de Cotas

Obedecendo a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, a UFRN reserva 12,5% de suas vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Eles também precisam ter renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo ou terem se autodeclarado negro, pardo ou indígena.

Ensino a Distância

A UFRN oferece ensino a distância através da Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS). A seleção para os cursos de graduação nessa modalidade é feita através de vestibular. As aulas são ministradas em 23 polos da UFRN, distribuídos pelo estado do Rio Grande do Norte. São ofertados os cursos de Administração, Administração Pública, Química, Física, Pedagogia, Matemática, Educação Física, Letras, Geografia e Ciências Biológicas.

PÁGINA ELETRÔNICA

Site | Vestibular

REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter 

Relacionados

Cursinhos Comunitários

Cursinho PROCEEM

Versão mobile

Pesquisa de faculdade

Inscrição do Enem 2024 pode ser feita somente até hoje (14)

Prazo para se inscrever nas provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira, 14 de junho


Enem 2024: inscrição é prorrogada pelo Inep

Agora, inscrição no Enem 2024 poderá ser feita até 14 de junho, conforme o Inep


Enem 2024: saiba até quando pode pagar a taxa de inscrição do exame

Inscrições para o Enem 2024 foram prorrogadas até a sexta-feira, 14 de junho


Inscrição para o Enem 2024 termina nesta sexta (7)

Ministério da Educação (MEC) garantiu novo prazo de inscrição do Enem 2024 para moradores do Rio Grande do Sul


Inscrições do Enem 2024 estão abertas

Provas do Enem 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro


Enem 2024: resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será liberado hoje (13)

Candidatos que desejarem entrar com recurso contra este resultado pode fazer o procedimento até o próximo dia 17


Inep anuncia datas do Enem 2024

Provas do Enem 2024 serão aplicadas em novembro. Notas do exame são porta de entrada para ensino superior.


Edital do Enem 2024 é divulgado

Documento apresenta datas e orientações sobre o maior exame educacional do Brasil


Enem 2024: pedidos de isenção de taxa de inscrição podem ser feitos somente até hoje

Também termina hoje prazo para justificar ausência no Enem 2023


Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril


Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024

Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023


MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024

Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo