A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que vai oferecer mais de 7,1 mil vagas na edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O número de oportunidades foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição.
Somente podem se inscrever no SiSU candidatos que fizeram a última edição do Enem, uma vez que eles são avaliados pelas notas do exame educacional. O Enem 2021 ocorrerá no próximo mês de novembro. As datas do SiSU 2022 ainda não foram divulgadas.
Vagas UFRN SiSU 2022
- Total de vagas: 7.106
- Vagas para 1º semestre: 4.822
- Vagas para 2º semestre: 2.284
Conforme as regras do SiSU, as universidades federais devem destinar, no mínimo, 50% das vagas para estudantes da rede pública de ensino, em cumprimento à Lei de Cotas. A UFRN ainda não anunciou a distribuição das chances para cotistas.
Veja como são as cotas no SiSU
Notas mínimas
Cada universidade que oferece vagas no SiSU tem autonomia para definir as notas mínimas que os candidatos precisam ter tirado nas cinco provas do Enem. Em razão da pandemia do coronavírus, a instituição potiguar resolveu flexibilizar as notas exigidas.
Agora, para concorrer às vagas da UFRN no SiSU 2022, o estudante precisa ter notas acima de zero. “A alteração no ponto de corte leva em consideração as dificuldades que o contexto da pandemia ocasionou na educação, em que os obstáculos para acesso às ferramentas de ensino, sobretudo para os estudantes de escolas públicas, impuseram desigualdade de condições de estudo”, avisa a universidade.
Demais vagas para 2022
Além das vagas destinadas ao SiSU 2022, a UFRN vai disponibilizar mais 1.040 chances, registrando o total de 8.146 oportunidades para ingresso no ano que vem. De acordo com a instituição, haverá 225 vagas a mais que do que as que foram disponibilizadas para ingresso em 2021.
Confira a distribuição das vagas:
- 149 vagas - Graduações com Processo Seletivo Específico (PSE)
- 67 vagas - Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)
- 74 vagas – Mobilidade interna
- 750 vagas - Reingresso de 2º ciclo
Para mais detalhes, acesse o site da UFRN.