Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)
Criada em 1938, atualmente a universidade oferece 39 cursos presenciais e 21 por meio do ensino a distancia.
Criada em 1938 através da implantação da faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Bernado do Campo, no estado de São Paulo, a Universidade Metodista de São Paulo é uma instituição privada de ensino superior. Ao longo das décadas a intuição se fortaleceu e em 1970 foi criado o IMS – Instituto Metodista de Ensino Superior e somente em 1997 recebeu do Ministério da Educação (MEC) o título de Universidade.
CAMPUS
Campus Rudge Ramos: Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP
Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Comunicação Mercadológica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Filosofia, Fisioterapia, Jornalismo, Letras – Língua Estrangeira, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Rádio, Tv e Internet, Relações Públicas, Secretariado Executivo Bilíngue, Sistemas de Informação, Teologia, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Design de Interiores, Tecnologia em Gestão da Informação e Tecnologia em Produção Multimídia.
Campus Planalto: Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, Planalto - São Bernardo do Campo - SP
Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Psicologia, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gastronomia,
Campus Vergueiro: Av. Senador Vergueiro, 1301, Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - SP
Tecnologia em Gestão de Qualidade, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais
INFRAESTRUTURA
Atualmente, a Universidade Metodista possui três Campi em São Bernardo do Campo (Rudge Ramos, Vergueiro, Planalto). São mais de 117 mil metros quadrados de área total, que inclui uma ampla área verde. Entre laboratórios, agências experimentais, clínicas, bibliotecas e anfiteatros, a Metodista oferece cerca de 70 espaços para que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em salas de aula.
FORMAS DE INGRESSO
• Vestibular
Acontece duas vezes por ano em dois métodos: Prova Tradicional e Digital.
A Prova Tradicional é elaborada tendo por base as informações, conceitos e conhecimentos próprios do Ensino Médio e é formada por uma redação mais 40 questões de múltipla escolha. Já a Prova Digital é constituída de questões de múltipla escolha, que são respondidas pelo candidato diretamente em um computador, e de prova de redação manuscrita.
• Enem
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são utilizados pela Metodista como forma única ou parcial de classificação em seu processo seletivo. A opção deve ser feita no ato da inscrição, com a concessão do número de inscrição do Exame.
ENSINO A DISTÂNCIA
A universidade Possui 21 cursos de graduação a distância que são atendidos em mais de 36 Polos de Apoio Presencial distribuídos em 14 estados.
Administração, Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Gestão Comercial, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Seguros, Gestão Portuária, Gestão da Tecnologia da Informação, Jogos Digitais, Letras - Língua Portuguesa, Logística, Marketing, Matemática, Pedagogia, Processos Gerenciais, Segurança Pública, e Teologia.
BOLSAS DE ESTUDO
• Fies
A Universidade possui parceria com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação que ajuda você a financiar o seu curso universitário.
• Bolsa Social Metodista
A Metodista mantém um programa de Bolsa de Estudo integral e parcial para alunos dos cursos de graduação e graduação tecnológica, na modalidade presencial. Os estudantes interessados em solicitar bolsa de estudo podem utilizar o ENEM como método de entrada.