Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. Bolsas de Estudos Filantrópicas

Bolsas de Estudos Filantrópicas

As universidades comunitárias ou confessionais são obrigadas por lei a fornecer bolsas de estudo a alunos carentes, como as bolsas filantrópicas.

Publicado por Érica Caetano
Instituições chamadas comunitárias usam as bolsas filantrópicas
Instituições chamadas comunitárias usam as bolsas filantrópicas

Universidades conhecidas como confessionais ou comunitárias são as que mais utilizam esse tipo de bolsa, já que são obrigadas por lei a fornecer esse benefício aos seus alunos desprovidos e necessitados. Essas instituições de ensino superior não possuem fins lucrativos e trabalham com foco justamente em ações sociais e educacionais. Por conta disso é que parte do valor arrecadado nas mensalidades, cobradas dos demais alunos, é utilizada para atividades de auxílio, de assistência social e educação, seja com atendimento gratuito em hospitais, assessoria jurídica e bolsas de estudo.

Apesar da concessão da bolsa de estudo ser determinada por lei, não há uma regra específica e geral para o modo como ocorre essa distribuição. Cada instituição desenvolve a repartição da sua maneira. Algumas universidades arcam com o pagamento dos estudos, desde que o estudante esteja regularmente matriculado, com aproveitamento acadêmico positivo e preste serviço à instituição ao findar o curso. Outras instituições oferecem bolsa de 25% a 100% do valor da mensalidade cobrada, não havendo necessidade de o aluno devolver o montante à universidade quando terminar a faculdade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Da mesma forma em que cada universidade estabelece a maneira de oferecer a bolsa, também são elas que definem o processo seletivo. Na maioria das vezes, prioriza-se a avaliação socioeconômica do aluno. Mas há faculdades que, além da questão financeira, avaliam também o rendimento e a assiduidade do estudante nas aulas, incluindo notas e desempenho. Esses critérios são avaliados tanto para a obtenção da bolsa quanto para a continuidade do benefício durante o decorrer do curso.

 

Veja também

UFES encerra inscrições para Vestibular EaD 2020
Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição já está disponível.

Provas do Vestibular 2021/1 de Medicina da UCB acontecem amanhã (29)
Os candidatos deverão apresentar documento de identificação original com foto, comprovante de inscrição e caneta de tinta preta, além do uso de máscara.

Provas do Vestibular EaD 2020/2 da UFPel acontecem hoje
Os participantes deverão estar munidos da documento de identificação original com foto e caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente). É obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz.

Unifor publica lista de aprovados no Vestibular 2021 de Medicina
Selecionados para as cem vagas devem fazer registro acadêmico nos dias 7 e 9 de dezembro, das 8h às 20h

Candidatos de Medicina da UPE ganharão bônus de 10% no Enem
Cursos de Odontologia e Direito também terão benefício, que será destinado a candidatos que moram em regiões específicas do estado

Faculdade de Medicina de Jundiaí realiza provas do Vestibular 2021 neste sábado (28)
O processo seletivo oferece 120 vagas e as provas serão realizadas nas cidades de Jundiaí e São Paulo. 

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2021
Também foram disponibilizados os gabaritos e comentários das provas destas primeira etapa.

Faculdade São Camilo (SP) aplica provas do Vestibular 2021/1
O Vestibular será realizado em uma única fase, das 14h às 19h. O candidato deverá comparecer ao local da prova munido de documento oficial de identidade original e com foto atualizada.

UEMA finaliza nesta sexta-feira o prazo de inscrições do PAES 2021
Estão sendo oferecidas 4.080 vagas para a UEMA e 855 vagas para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Unesp finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2021
Os resultados dos pedidos de isenção já foram divulgados. Mesmo com o benefício é preciso se inscrever no processo seletivo durante o prazo que os demais candidatos, ou seja, até esta sexta-feira.

Fies encerra o prazo de inscrições para vagas remanescentes 2020/2 para matriculados
Somente pode se inscrever nas vagas remanescentes do Fies 2020/2 o candidato que preenche os requisitos exigidos pelo MEC

UEMS abre inscrições para Vestibular 2021
Instituição volta a realizar processo seletivo depois de dez anos usando somente o SiSU como forma de ingresso