O Inova Talentos é um programa que seleciona, qualifica e insere profissionais nas áreas de inovação de empresas e institutos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) brasileiras.
O programa foi criado em 2013 pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Segundo o IEL, a área de inovação é importante nas empresas para que elas possam potencializar seu desenvolvimento e criar condições para ampliar a competitividade no mercado.
Veja quem pode participar do programa:
- Empresas, institutos de ciência e tecnologia (ICTs), órgãos de governo e entidades do terceiro setor que têm ou querem implantar a área de inovação
- Universitários, graduados, mestres e doutores que estejam interessados em atuar na área de inovação.
Tópicos deste artigo
Seleção
Uma vez por ano, geralmente em outubro, o Programa Inova Talentos divulga edital público. Primeiro, as empresas devem se inscrever e emitir o seu projeto de inovação no site do programa. Em seguida, especialistas da área de inovação analisam o material enviado.
Depois que os projetos encaminhados pelas empresas são aprovados pela banca examinadora, os estudantes e profissionais podem se inscrever para propor soluções para os desafios escolhidos. Quem for selecionado recebe uma bolsa do CNPq para elaborar o projeto em questão.
Durante o período da bolsa do programa Inova Talentos, os profissionais são capacitados por especialistas do IEL com competências comportamentais, gerenciais e técnicas.
Segundo o IEL, depois que os profissionais entregam os projetos, cerca de 60% são contratados pelas empresas idealizadoras dos desafios.