Logo Super Vestibular

Projeto BITEC

O projeto BITEC tem como objetivo transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.

Publicado por Érica Caetano
O Projeto BITEC é uma parceria do IEL, SEBRAE, SENAI e CNPq
O Projeto BITEC é uma parceria do IEL, SEBRAE, SENAI e CNPq

Através de uma parceria estabelecida entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi criado o Projeto BITEC (Bolsas de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas). O programa favorece universitários que tenham bom desempenho estudantil.

A partir das necessidades identificadas nas micro e pequenas empresas, os participantes do programa, alunos de graduação selecionados e orientados por um professor, irão gerar soluções que possibilitem o desenvolvimento tecnológico e que ampliem a produtividade da empresa. A bolsa incentiva à competitividade através da inserção de estudantes supervisionados promovendo o empreendedorismo, a inovação tecnológica e a melhoria de gestão.

O interessado em participar do Programa BITEC precisa estar cursando o Ensino Superior ou superior tecnológico, ter 40% do currículo já concluído ou estar cursando a partir do 3º período letivo em diante. Podem estar estudando em instituições públicas ou privadas, desde que estas sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). É necessário dedicar-se ao projeto semanalmente, por meio de reuniões na empresa e com o orientador. O aluno não pode ter vínculo empregatício com a organização em que irá desenvolver o projeto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao realizar a inscrição, o aluno deverá escolher a área de estudo pela qual se interessa, um professor da instituição de ensino ligado a essa área de conhecimento escolhida e indicar alguma empresa (micro ou pequena) que tenha necessidade de obter melhorias. O valor da bolsa para o aluno é de R$ 300.

São disponibilizadas no total 600 bolsas durante um período de 6 meses para os universitários. Além de beneficiar o estudante, o projeto premia cinco professores, em níveis regional e nacional, pelas orientações oferecidas durante as atividades do aluno na empresa. Ao findar o programa, é necessário que o estudante entregue relatórios sobre as atividades executadas.

Mais informações: mundoiel.iel.org.br

Veja também

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior

Saiba como são realizados vestibulares na pandemia do coronavírus
Enquanto algumas instituições resolveram usar notas do Enem, outras criaram vestibulares pela internet

UniRV de Goianésia libera resultado do Vestibular 2020/2 de Medicina
Selecionados para as 60 vagas devem fazer registro acadêmico de amanhã (7) até a próxima quinta-feira, 9 de julho