O cursinho Casa de Educação Popular (CEP) é um projeto sem fins lucrativos que visa auxiliar filhos de trabalhadores de baixa renda que não conseguem arcar com os custos de um curso particular. Fundado em 2013, tem a sua história diretamente ligada à luta dos trabalhadores da educação do Pará na construção do seu sindicato na década de 1980.
O preparatório é aberto à comunidade, mas a preferência das vagas é para estudantes que estão no ensino médio, ou que já concluíram, e que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Por não visar o lucro, a Casa de Educação Popular precisa de doações para se manter. O cursinho também cobra uma mensalidade de R$ 95, valor de 2018, para cobrir as despesas.
Além do cursinho popular, a CEP oferece trabalhos de alfabetização de jovens e adultos e supletivo de Ensino Médio.
As inscrições para o cursinho são recebidas na Associação Casa de Educação Popular, situada na Avenida João Coelho, n 1.294, bairro Brasília, em Altamira – Pará. A taxa de inscrição custou R$ 70 em 2018. Não há processo seletivo para o ingresso no cursinho.
Tópicos deste artigo
Aulas
Em 2010, a Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Altamira, iniciou uma parceria com a CEP, passando a sediar as turmas do cursinho e permitindo mudanças, como a organização das aulas periódicas de segunda a sexta-feira.
Cada turma possui um aluno-representante que faz parte da coordenação político pedagógica do cursinho. Esses representantes são escolhidos pela própria turma.
O preparatório da CEP oferece simulados, passeios, aulões públicos, saraus, debates, rodas de conversa, revisões e corujões, todos desenvolvidos de acordo com o que é cobrado na matriz de referência das provas do Enem.
As aulas são dinâmicas e acontecem durante os três turnos: pela manhã, das 8h15 às 11h30; a tarde, das 14h15 às 17h30; e a noite, das 19h às 22h15. Elas são ministradas por educadores da rede pública e também da rede privada, e têm duração de nove meses.
Os participantes do preparatório contam com material próprio e gráficos de desempenho, que são enviados por e-mail depois dos simulados. Nos gráficos são apresentadas as áreas de maior dificuldade e de melhor desempenho de cada aluno, o que possibilita uma análise mais aprofundada sobre o aproveitamento quanto aos estudos bem como a melhor forma dos professores trabalharem as dificuldades de cada estudante.
Contato
Site: www.casadeeducacaopopular.com.br
Telefone: (93) 99187-8079
Facebook: facebook.com/casadeducacaopopular/