Nascido em 2004 a partir de uma iniciativa dos alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da Universidade de São Paulo (USP), o Cursinho Popular da FDRP tem o objetivo de auxiliar jovens socioeconomicamente vulneráveis a ingressar no ensino superior.
O Cursinho Popular da FDRP oferece aulas preparatórias, totalmente gratuitas, para os principais vestibulares, como Fuvest, Unicamp e Unesp, além das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes não precisam arcar com nada no cursinho, da matrícula ao material didático.
Tópicos deste artigo
Como participar
As inscrições são abertas duas vezes ao ano, em cada início de semestre. No primeiro, são selecionados 50 alunos, enquanto que no meio do ano, selecionam-se estudantes para preencher as vagas remanescentes. O prazo de inscrições é encerrado ao atingir o número de 350 candidatos.
Entre as 50 vagas oferecidas no início do ano, 5 são reservadas para alunos que já faziam parte do cursinho no ano anterior.
O processo seletivo é constituído por três etapas. A primeira delas é a avaliação socioeconômica. Esta é a fase que vale mais pontos. No critério socioeconômico, os estudantes devem responder um questionário que analisa sua respectiva renda e outros fatores.
Na segunda etapa, os candidatos passam por uma prova de conhecimentos. Dos 350 inscritos que realizam esta fase, 100 são selecionados para a terceira e última etapa, que consiste em uma entrevista, com perguntas variadas, na qual serão selecionados 50 estudantes.
Aulas
As aulas do cursinho FDRP são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h20, e aos sábados, das 9h às 12h15, por professores que também passam por um processo seletivo ao final do ano ou quando são disponibilizadas vagas.
Contato
E-mail: cursinhopopular.fdrp@gmail.com
Telefone: (16) 3633-0086
Instagram
Facebook