UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Cursinho Popular da FDRP

O cursinho Popular da FDRP é totalmente gratuito, desde a matrícula ao material didático fornecido

Publicado por Érica Caetano

Nascido em 2004 a partir de uma iniciativa dos alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da Universidade de São Paulo (USP), o Cursinho Popular da FDRP tem o objetivo de auxiliar jovens socioeconomicamente vulneráveis a ingressar no ensino superior. 

O Cursinho Popular da FDRP oferece aulas preparatórias, totalmente gratuitas, para os principais vestibulares, como Fuvest, Unicamp e Unesp, além das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes não precisam arcar com nada no cursinho, da matrícula ao material didático. 

Tópicos deste artigo

Como participar

As inscrições são abertas duas vezes ao ano, em cada início de semestre. No primeiro, são selecionados 50 alunos, enquanto que no meio do ano, selecionam-se estudantes para preencher as vagas remanescentes. O prazo de inscrições é encerrado ao atingir o número de 350 candidatos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as 50 vagas oferecidas no início do ano, 5 são reservadas para alunos que já faziam parte do cursinho no ano anterior.

O processo seletivo é constituído por três etapas. A primeira delas é a avaliação socioeconômica. Esta é a fase que vale mais pontos. No critério socioeconômico, os estudantes devem responder um questionário que analisa sua respectiva renda e outros fatores.

Na segunda etapa, os candidatos passam por uma prova de conhecimentos. Dos 350 inscritos que realizam esta fase, 100 são selecionados para a terceira e última etapa, que consiste em uma entrevista, com perguntas variadas, na qual serão selecionados 50 estudantes.

Aulas

As aulas do cursinho FDRP são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h20, e aos sábados, das 9h às 12h15, por professores que também passam por um processo seletivo ao final do ano ou quando são disponibilizadas vagas.

Contato

E-mail: cursinhopopular.fdrp@gmail.com
Telefone: (16) 3633-0086
Instagram
Facebook

Veja também

Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido
O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona acessibilidade para aqueles que precisam de recursos.
Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025
Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas
Inep divulga datas do Enem 2025
Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho
Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)
Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.
Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)
Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental
Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido
O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.
Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana
O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.
Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25
A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita
Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.
ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.
Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)
Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.