Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Cursinhos Comunitários
  3. São Paulo
  4. Cursinho Popular da Farmácia

Cursinho Popular da Farmácia

Criado em 2016 por alunos da USP de Ribeirão Preto, o cursinho oferece 30 vagas por ano.

Publicado por Rafael Batista
As aulas do cursinho são ministrados por alunos de graduação e pós-graduação da USP
As aulas do cursinho são ministrados por alunos de graduação e pós-graduação da USP

O Cursinho Popular da Farmácia foi criado em 2016 pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do projeto é oferecer formação para que estudantes membros de famílias com baixa renda tenham acesso ao ensino superior.

De forma gratuita, o Cursinho Popular da Farmácia disponibiliza aulas com conteúdo que prepara para os principais vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem participar estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na condição de bolsista em escolas privadas e que comprovem não ter condições de arcar com os custos de um cursinho particular.

Inscrição e seleção

Todo o processo de inscrição é feito pela internet. O candidato deve preencher um formulário com informações socioeconômicas que deverão ser comprovadas no ato da matrícula, caso o estudante seja aprovado. As inscrições no processo seletivo ficam abertas no início do ano até que seja atingido o número de 200 inscritos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos são avaliados levando em consideração dois critérios: o questionário socioeconômico e uma prova objetiva. O exame teórico é composto por 50 questões de múltipla escolha, versando sobre os conteúdos obrigatórios ministrados no ensino médio.

Para fins de classificação, a prova avaliativa vale 30% dos pontos, enquanto o questionário socioeconômico vale 70% dos pontos. O resultado é liberado no site do cursinho e novas chamadas são liberadas até que todas as vagas sejam preenchidas.

Aulas

O Cursinho Popular da Farmácia conta com uma turma de 30 alunos, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h20, e aos sábados, na parte da manhã. O cursinho tem sede na própria Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, em Ribeirão Preto.

As aulas são ministrados pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da USP de Ribeirão Preto, que atuam como voluntários. 

Contato
Endereço: Av. do Café, S/N – Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP
Telefone: (16) 3315-4234
E-mail: cursinho@calr.com.br
Site: www.calr.com.br/cursinho
Facebook: /CursinhoDaFarma

Veja também

IFMS recebe inscrições de vagas remanescentes via Enem
A seleção será feita mediante a nota mais alta alcançada pelo candidato na prova do Enem dos anos de 2019, 2018 ou 2017.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 da PUC-Rio é liberada
Matrículas dos calouros são virtuais e seguem até 17 de agosto. Seleção foi realizada com o Enem.

Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros

Resultado do Vestibular 2020/2 de Enfermagem da Faculdade Einstein (SP) é divulgado
Candidatos aprovados estão recebendo por e-mail as orientações para a matrícula, que será ainda nesta semana.

Provas do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são adiadas por conta do coronavírus
Provas estavam agendadas para os próximos dias 15 e 16 de agosto em seis cidades do estado. Novo cronograma deve ser liberado em breve.

Resultado do Vestibular 2020/2 EaD da UEPG está disponível
Para participar, os concorrentes precisaram apresentar o histórico escolar do ensino médio. A seleção foi feita por meio de análise das notas e a classificação por ordem decrescente das notas. 

UFGD, no MS, muda cronograma do Vestibular 2021
Instituição fez alteração com o objetivo de diminuir risco de contaminação pelo coronavírus para os candidatos

Pré-vestibular gratuito 2020 em Limeira (SP) inscreve para turmas on-line
Oferta é de 500 vagas. Aulas serão ministradas pela Unicamp em salas virtuais.

No RS, UFPel recebe inscrições para Vestibular EaD 2020/2
Interessados nas mais de 800 vagas serão selecionados por meio de uma redação, que deverá ser produzida e enviada pela internet

UEL recebe pedidos de isenção e redução de taxa do Vestibular 2021
O benefício da isenção total ou desconto parcial vai depender da renda do candidato. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 14 de setembro a 30 de outubro.

UERJ divulga novo cronograma de reclassificações do Vestibular 2020
O calendário foi suspenso antes da matrícula dos aprovados na 2ª reclassificações em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fatecs (SP) divulgam resultado do Vestibular 2020/2
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as matrículas deverão ser realizadas on-lin, através do link informado pelas Fatecs.