Com o propósito de ampliar o ingresso de estudantes de baixa renda em universidades públicas, a Prefeitura de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, oferta desde 2010 um pré-vestibular gratuito por meio do Programa Educação e Oportunidade (Lei Municipal Nº 12.265, de 03/10). A coordenação do cursinho fica a cargo da Secretaria de Assistência Social.
Podem se inscrever candidatos que cursam o 3º ano ou já concluíram o ensino médio e que moram na cidade há pelo menos dois anos. Caso o aluno não seja aprovado em alguma instituição, ele poderá cursar o preparatório novamente, desde que tenha até 10% de faltas não justificadas ao longo do ano.
O período de inscrições ocorre no mês de janeiro. Para fazer o cadastro no cursinho, os estudantes devem comparecer a um dos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade e apresentar os documentos pessoais, uma declaração de ter concluído o ensino médio ou estar no último ano e, ainda, o boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer ano, preferencialmente da última edição.
Como seleção, os candidatos passam por análise socioeconômica e acadêmica. As aulas são ministradas em escolas que têm convênio com a prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h50. Aos finais de semana, o cursinho oferece plantões de dúvidas e aulas com dicas para vestibulares.
Coordenação
Secretaria de Assistência Social
Endereços
Central e Sul, CRAS – 1
Rua Marcondes Salgado, 253
Bonfim Paulista, CRAS – 1.1
Atendendo na Rua Marcondes Salgado, 253 Centro (Sede do CRAS 1)
Norte, CRAS – 2
Rua Virgílio Antonio Simionato, 315 Avelino Alves Palma
Noroeste, CRAS – 3
Rua André Rebouças, 1390 Ipiranga
Noroeste, CRAS – 4
Rua Florinda Bordizan Sampáio, 300 José Sampaio
Sudoeste, CRAS – 5
Avenida Oswaldo Aranha, 488 Parque Ribeirão Preto
Contato
Telefone (16) 3611-6000