UOL - O melhor conteúdo
Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Pré-Vestibular Samora Machel

Projeto de Extensão da UFRJ, o cursinho é gratuito e ministrados por alunos da universidade.

Publicado por Rafael Batista

O Pré-Vestibular Samora Machel é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está em atividade desde 2002. A iniciativa visa facilitar o acesso de estudantes carentes ao ensino superior público.

O nome do cursinho é uma homenagem ao primeiro presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel, que liderou a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) no processo de independência do país de Portugal.

Aberto a todos os interessados, o cursinho tem como público-alvo, prioritariamente, estudantes de escolas públicas, moradores do entorno da Ilha de Fundão e membros de famílias carentes. O projeto já contou com turmas para alunos do segundo ano do ensino médio, mas atualmente só alunos do terceiro ano, ou que já concluíram o ensino médio, podem participar. 

Curso

A primeira turma do cursinho contou com 50 alunos. Atualmente, são cinco turmas que atendem juntas 300 alunos. Em anos anteriores, o cursinho já conseguiu atender 360 estudantes.

Todo o curso é ministrado de forma gratuita, contando com o trabalho de alunos bolsistas da UFRJ, que exercem a função de professores, além de outros voluntários. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas acontecem na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h15. Entre o mês de abril e a data de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos estudam as matérias que devem cair no exame nos principais vestibulares do país.

Inscrições

Para se inscrever os interessados devem comparecer ao Centro de Tecnologia da UFRJ (Bloco A, Ilha do Fundão - Cidade Universitária), munidos da cópia da carteira de identidade, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de escolaridade e uma foto 3x4. O prazo, geralmente, fica aberto no mês de março ou em abril.

Contato
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 632, Ilha do Fundão – UFRJ - RJ
Site: http://presamora.wix.com/samora
E-mail: massena@iq.ufrj.br
Página no Facebook

Pré-Vestibular Samora Machel funciona no campus da UFRJ na Ilha do Fundão
Pré-Vestibular Samora Machel funciona no campus da UFRJ na Ilha do Fundão

Veja também

Resultado do Atendimento Especializado do Encceja 2025 poder ser conferido
O Encceja 2025 acontece no dia 03 de agosto e proporciona acessibilidade para aqueles que precisam de recursos.
Inep solta resultado da isenção de taxa do Enem 2025
Também saiu lista de justificativas de ausência do Enem 2024 aprovadas
Inep divulga datas do Enem 2025
Inscrições para o Enem 2025 podem ser feitas entre os dias 26 de maio e 06 de junho
Prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2025 encerra hoje (2)
Para ter direito à isenção de taxa de inscrição no Enem 2025 é preciso atender alguns critérios.
Encceja 2025: inscrição para provas termina nesta sexta (2)
Com o Encceja, candidatos que não concluíram os estudos em idade considerada regular, poderão conseguir o diploma do ensino médio ou fundamental
Prazo de isenção do Enem 2025 é estendido
O Inep divulgou hoje, dia 25 de abril, que o prazo para solicitar isenção do Enem 2025 irá se estender até o dia 2 de maio.
Inscrições do Encceja 2025 encerram em uma semana
O Enccja 2025 garante a certificação dos ensinoe fundamental e médio para quem não terminou os estudos na idade adequada.
Isenção de taxa do Enem 2025 encerra hoje, 25
A isenção de taxa do Enem 2025 permite que participantes que preencham os requisitos realize o exame de forma gratuita
Inscrições do Encceja 2025 abrem nesta segunda, 21
Podem realizar as provas do Encceja 2025 pessoas que não tenham concluido os ensinos fundamental e médio nas idades adequadas.
Enem 2025: Período de isenção de taxa inicia hoje (14)
Participantes podem fazer a solicitação da isenção de taxa até o dia 25 de abril.
ProUni 2025: selecionados na lista de espera têm até hoje para comprovar informações
Os documentos de comprovação das informações devem ser entreges nas instituições de ensino superior.
Resultado preliminar da justificativa de ausência no Encceja 2024 sai hoje (7)
Candidatos que tiverem suas justificativas de ausência no Encceja 2024 negadas poderão entrar com novo pedido até 11 de abril.