Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Universidades
  3. Rio de Janeiro
  4. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Criada em 1920, UFRJ foi a primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil. Cerca de 50 mil alunos compõem o corpo discente da UFRJ.

Publicado por Wanja Borges
UFRJ também é considerada a melhor universidade federal do Brasil
UFRJ também é considerada a melhor universidade federal do Brasil

Primeira instituição oficial de ensino superior do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada em 1920, contudo, sua história teve início em 1792 com a fundação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, da qual descende a atual Escola Politécnica. Conhecida também como Universidade do Brasil, a instituição é descendente direta dos primeiros cursos de graduação do país e, hoje, é uma autarquia de direito público situada no centro do Rio de Janeiro.  

Com mais de 150 cursos de graduação e 580 de pós-graduação, a UFRJ conta, atualmente, com cerca de 50 mil alunos. A instituição foi eleita a melhor universidade federal do Brasil e uma das dez melhores universidades da América Latina, pelo QS World University Rankings, um dos rankings mais respeitados do mundo. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a Universidade foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5, contudo um recurso foi solicitado pela instituição para revisão da nota. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Cidade Universitária

Av. Pedro Calmon, nº 550, Campus do Fundão, Rio de Janeiro – RJ
http://www.ufrj.br
(21) 2562-2010

Astronomia, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas (Biofísica), Ciências Biológicas (Microbiologia e Imunologia), Ciências Biológicas (Modalidade Médica), Ciências Matemáticas e da Terra, Conservação e Restauração, Dança, Educação Física, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Nuclear, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia (Ciclo Básico), Engenharia Química, Estatística, Farmácia, Física, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Geografia, Geologia, História da Arte, Letras, Matemática, Matemática Aplicada, Meteorologia, Medicina, Nanotecnologia, Nutrição, Odontologia, Química, Química Industrial, Saúde Coletiva, Teoria da Dança, Terapia Ocupacional.

 

•    Campus Praia Vermelha
Av. Pasteur, nº 250, Urca – RJ
http://www.ufrj.br
(21)3873-5600

Administração, Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Direção Teatral), Comunicação Social (Produção Editorial), Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Comunicação Social (Rádio e TV), Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Direito, Filosofia, Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, História, Pedagogia, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social. 

 

•    Campus Macaé
Avenida Aluízio da Silva Gomes, nº 50, Granja dos Cavaleiros, Macaé - RJ
http://www.macae.ufrj.br
(22) 2796-2559

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina, Nutrição, Química.

 

•    Campuys Xerém
Estrada de Xerém, nº 27, Xerém, Duque de Caxias – RJ
http://www.xerem.ufrj.br
(21) 2679-6441

Ciências Biológicas (Biofísica), Ciências Biológicas (Biotecnologia), Nanotecnologia. 


 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da UFRJ é formado por 03 campi e 01 polo, 06 centros acadêmicos, 07 museus, 09 unidades hospitalares, 12 polos de ensino a distância e 52 unidades acadêmicas. A principal estrutura da instituição está na Cidade Universitária (5 238 337,82 m²), localizada na Ilha do Fundão, no entanto, o campus da Praia Vermelha (100 976,90 m²) ainda concentra diversas unidades e órgãos suplementares. Além disso, a Universidade comporta 43 bibliotecas com 1.222.092 títulos e 1.317.293 exemplares de livros. Alojamento, restaurantes universitários, agências bancárias, centros esportivos, centros de pesquisas e parque tecnológico são alguns dos espaços que compõem a infraestrutura da Universidade. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular

O vestibular da UFRJ foi aplicado pela última vez em 2011. Nesse ano, 40% das vagas foram preenchidas pelo processo seletivo tradicional, 40% por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e 20% por cotas. No segundo semestre, a Universidade decidiu suspender o vestibular e utilizar somente o SiSU como critério de acesso aos cursos de graduação.  

 

•    Sistema de Cotas 
Quanto ao Sistema de Cotas, a UFRJ destina 30% de suas vagas, nos cursos de graduação, para candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio em escolas públicas. Candidatos que apresentem renda familiar de até um salário mínimo e meio e pardos, negros e indígenas também são incluídos nas cotas. 

 

•    Sisu e Enem
Atualmente, a Universidade utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o SiSU como critério único de acesso aos cursos de graduação, exceto para cursos que exigem Testes de Habilitação Específica (THE), como Arquitetura. O cronograma com as datas é divulgado pelo próprio Ministério da Educação. 

 

•    Ensino a Distância 
Com o objetivo de implantar e coordenar projetos de educação na modalidade de ensino à distância, a Reitoria da UFRJ criou seu Sistema de EAD em 1999. Atualmente, são ministrados nesta modalidade as licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química, além de especializações. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Processo Seletivo

 

 

REDES SOCIAIS 
Twitter | Facebook Macaé | Youtube | Orkut

 

Veja também

UFRGS: cursos de saúde física e mental são os mais procurados do Vestibular 2022
Medicina lidera com mais de 50 candidatos por vaga. Em seguida, vêm Psicologia e Biomedicina.

UFJF divulga local de prova do Pism 2022
Universidade informou que 30 mil estudantes devem fazer provas nos dias 5 e 6 de fevereiro

Resultado do Vestibular 2022/1 da Famerp está disponível
Outras chamadas serão divulgadas para 31 de janeiro, 04, 10, 16 e 22 de fevereiro, além de 07 de março.

Locais de prova da 3ª etapa do PAS 2021 da UnB estão disponíveis
Os participantes da terceira etapa somente farão testes no Distrito Federal, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. 

Cursinho Popular da Poli USP está com inscrições abertas para 2022
O cursinho da Poli gratuito, mas há taxa de matrícula que são no valor de duas parcelas de R$ 100. 

Cursinho de Educação Popular da UFTM está com inscrições abertas para turmas de 2022
Podem participar estudantes que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escolas públicas estaduais ou de rede privada desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral. 

UFMS divulga resultado do Vestibular 2022 e PASSE 2021
Primeira seleção ofertou 3.347 vagas e segunda, 1.089 oportunidades em cursos em Campo Grande e no interior

Locais de prova do Vestibular 2022/1 da UFRR estão disponíveis
Mais de 5,6 mil candidatos farão provas no dia 6 de fevereiro, em Boa Vista.

Ceará: UVA altera data da prova do Vestibular 2022/1
Cronograma foi mudado em razão do aumento de casos da variante Ômicron do coronavírus

1ª reclassificação do Vestibular 2022/1 do Cederj está disponível
Ainda segundo o calendário, a segunda reclassificação sairá no dia 28 de janeiro e a terceira, no dia 02 de fevereiro.

Realização do PSC 2021 da UFAM está suspenso por 30 dias
Suspensão se deve por conta do surto epidemiológico confirmado, com o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do estado do Amazonas.  

UniCEUB realiza provas do seu Vestibular 2022/1 de Medicina amanhã (23)
A instituição avisa que, no dia das provas, deverão ser seguidos todos os protocolos e medidas sanitárias em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19).