Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Programa Transcidadania

Criado em 2015, o Programa Transcidadania é voltado para transexuais e travestis de baixa renda

Publicado por Érica Caetano

Com o intuito de promover a reintegração social e o resgate da cidadania de indivíduos Travestis, homens e mulheres Transexuais que estão em situação de vulnerabilidade, foi criado em janeiro de 2015, pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Programa Transcidadania.

Por meio do Programa, este público tem a oportunidade de concluir o ensino Fundamental e Médio, além de ter a possibilidade de adquirir qualificação profissional e desenvolver práticas de cidadania. Aqueles que frequentam as aulas recebem também atendimento psicossocial, pedagógico e médico.

O cursinho

O Transcidadania tem duração de 2 anos e em 2016 foram disponibilizadas 200 oportunidades para travestis, mulheres e homens transexuais. Os participantes recebem um auxílio mensal no valor de R$ 924. No entanto, precisam cumprir a carga horária de 6 horas diárias das atividades, o equivalente a 30 horas por semana.

No cursinho são oferecidas aulas das disciplinas de ensino fundamental e médio, cursos de Direitos Humanos e Cidadania e atividades profissionalizantes. Em relação a cursos preparatórios para o vestibular, o Transcidadania possui parceria com o cursinho da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (UNEafro Brasil) e com o cursinho popular Transformação, que oferecem vagas para travestis e transexuais participantes do Programa, auxiliando-os até mesmo para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante as aulas, são abordados conteúdos que vão além dos exigidos para a conclusão da grade de ensino fundamental e médio. Dentre eles, estão debates e questões ligados à cidadania. Os participantes aprendem, por exemplo, como funciona o Congresso, quais são os direitos que todos indivíduos têm garantido perante a Constituição, como é feita a divisão de poderes e como são feitas as leis do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Local

Alguns cursos e oficinas ofertados pelo Transcidadania são ministrados no Centro de Cidadania LGBT, situado no Largo do Arouche, região Central de São Paulo. Já as atividades escolares de ensino fundamental e médio acontecem em Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Cieja), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e Escolas Estaduais, de acordo com o horário de funcionamento de cada uma delas.

O Centro atua a partir de dois eixos, sendo o primeiro a defesa dos Direitos Humanos, com atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação, prestando apoio jurídico, psicológico e de serviço social, com acompanhamento para a realização de boletins de ocorrência demais orientações. O segundo refere-se a promoção da cidadania LGBT, dando suporte e apoio aos serviços públicos municipais da região central, através de mediação de conflitos, palestras e sensibilização de servidores. Há, também, uma Unidade Móvel da Cidadania LGBT que percorre a grande São Paulo, levando estes serviços para outras regiões da capital.

Endereço
Centro de Cidadania LGBT- Rua do Arouche, nº 23, 4º andar, República, São Paulo-SP.

Contato
(11) 31068780 – Centro de Cidadania LGBT
E-mail: centrodecidadanialgbt@prefeitura.sp.gov.br

(11) 3113-8000 / 0800-7701445 – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de SP
E-mail: smdhcgabinete@prefeitura.sp.gov.br

Veja também

2ª chamada do Vestibular 2022/2 da Unemat está disponível
Matrículas podem ser feitas pela internet nos dias 9 e 10 desta semana.

Inscrições para o Fies 2022/2 estão abertas
São disponibilizados 44.370 financiamentos na edição do segundo semestre. Inscrições vão até esta sexta-feira (12).

Resultado do ProUni 2022/2 é liberado
Agora, os candidatos selecionados precisam comprovar as informações e apresentar a documentação para as instituições entre os dias 08 e 17 de agosto.

Unemat disponibiliza resultado do Vestibular Especial 2022/2 via Enem
Foram oferecidas neste vestibular o total de 651 vagas no formato presencial.

Unitins abre inscrições para Vestibular 2022/2 de cursos tecnológicos
São ofertadas 1 mil vagas em doze cidades tocantinenses.

Inscrições para o Vestibular 2023 da Faculdade Santa Casa de São Paulo estão abertas
A oferta é de 510 vagas, sendo 180 para o curso de Medicina, 80 para Enfermagem, 50 para Fonoaudiologia, 100 para Tecnologia em Radiologia e 100 para Tecnologia em Sistemas Biomédicos.

UEG divulga gabarito do Vestibular 2022/2
O caderno de provas do Vestibular ainda não foi disponibilizado pela Universidade.

Inscrições abertas para o Vestibular 2023 da Faculdade Albert Einstein
São 500 vagas para os cursos de Medicina, Administração, Engenharia Biomédica, Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem.

2ª chamada do Vestibular 2022/2 das Fatecs (SP) é publicada
Os aprovados precisam ficar atentos à documentação solicitada para validação do processo no ato da matrícula.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular Adicional 2022/2 da UFRGS
Os candidatos serão selecionados por meio do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e edições anteriores do vestibular da UFRGS.

Prazo para se inscrever no Processo Seletivo Especial 2023 do Forma Pará encerra hoje (08)
As provas do Vestibular 2023 Forma Pará estão previstas de serem realizadas em 21 de agosto.

UEG aplica provas do Vestibular 2022/2 neste domingo (07)
O vestibular da UEG acontece das 13h10 às 17h10. Os portões dos locais de aplicação abrem às 11h45 e fecham às 13h.