Logo Super Vestibular

Programa Transcidadania

Criado em 2015, o Programa Transcidadania é voltado para transexuais e travestis de baixa renda

Publicado por Érica Caetano

Com o intuito de promover a reintegração social e o resgate da cidadania de indivíduos Travestis, homens e mulheres Transexuais que estão em situação de vulnerabilidade, foi criado em janeiro de 2015, pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Programa Transcidadania.

Por meio do Programa, este público tem a oportunidade de concluir o ensino Fundamental e Médio, além de ter a possibilidade de adquirir qualificação profissional e desenvolver práticas de cidadania. Aqueles que frequentam as aulas recebem também atendimento psicossocial, pedagógico e médico.

O cursinho

O Transcidadania tem duração de 2 anos e em 2016 foram disponibilizadas 200 oportunidades para travestis, mulheres e homens transexuais. Os participantes recebem um auxílio mensal no valor de R$ 924. No entanto, precisam cumprir a carga horária de 6 horas diárias das atividades, o equivalente a 30 horas por semana.

No cursinho são oferecidas aulas das disciplinas de ensino fundamental e médio, cursos de Direitos Humanos e Cidadania e atividades profissionalizantes. Em relação a cursos preparatórios para o vestibular, o Transcidadania possui parceria com o cursinho da União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (UNEafro Brasil) e com o cursinho popular Transformação, que oferecem vagas para travestis e transexuais participantes do Programa, auxiliando-os até mesmo para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Durante as aulas, são abordados conteúdos que vão além dos exigidos para a conclusão da grade de ensino fundamental e médio. Dentre eles, estão debates e questões ligados à cidadania. Os participantes aprendem, por exemplo, como funciona o Congresso, quais são os direitos que todos indivíduos têm garantido perante a Constituição, como é feita a divisão de poderes e como são feitas as leis do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Local

Alguns cursos e oficinas ofertados pelo Transcidadania são ministrados no Centro de Cidadania LGBT, situado no Largo do Arouche, região Central de São Paulo. Já as atividades escolares de ensino fundamental e médio acontecem em Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (Cieja), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e Escolas Estaduais, de acordo com o horário de funcionamento de cada uma delas.

O Centro atua a partir de dois eixos, sendo o primeiro a defesa dos Direitos Humanos, com atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação, prestando apoio jurídico, psicológico e de serviço social, com acompanhamento para a realização de boletins de ocorrência demais orientações. O segundo refere-se a promoção da cidadania LGBT, dando suporte e apoio aos serviços públicos municipais da região central, através de mediação de conflitos, palestras e sensibilização de servidores. Há, também, uma Unidade Móvel da Cidadania LGBT que percorre a grande São Paulo, levando estes serviços para outras regiões da capital.

Endereço
Centro de Cidadania LGBT- Rua do Arouche, nº 23, 4º andar, República, São Paulo-SP.

Contato
(11) 31068780 – Centro de Cidadania LGBT
E-mail: centrodecidadanialgbt@prefeitura.sp.gov.br

(11) 3113-8000 / 0800-7701445 – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de SP
E-mail: smdhcgabinete@prefeitura.sp.gov.br

Veja também

IFMS recebe inscrições de vagas remanescentes via Enem
A seleção será feita mediante a nota mais alta alcançada pelo candidato na prova do Enem dos anos de 2019, 2018 ou 2017.

2ª chamada do Vestibular de Inverno 2020 da PUC-Rio é liberada
Matrículas dos calouros são virtuais e seguem até 17 de agosto. Seleção foi realizada com o Enem.

Enem 2020: mais de 47 mil pessoas terão atendimento especializado nas provas
Inep, que organiza o exame educacional, explicou como será aplicação de provas para grávidas, lactantes, idosos, surdos, cegos, entre outros

Resultado do Vestibular 2020/2 de Enfermagem da Faculdade Einstein (SP) é divulgado
Candidatos aprovados estão recebendo por e-mail as orientações para a matrícula, que será ainda nesta semana.

Provas do Vestibular 2020/2 da URCA (CE) são adiadas por conta do coronavírus
Provas estavam agendadas para os próximos dias 15 e 16 de agosto em seis cidades do estado. Novo cronograma deve ser liberado em breve.

Resultado do Vestibular 2020/2 EaD da UEPG está disponível
Para participar, os concorrentes precisaram apresentar o histórico escolar do ensino médio. A seleção foi feita por meio de análise das notas e a classificação por ordem decrescente das notas. 

UFGD, no MS, muda cronograma do Vestibular 2021
Instituição fez alteração com o objetivo de diminuir risco de contaminação pelo coronavírus para os candidatos

Pré-vestibular gratuito 2020 em Limeira (SP) inscreve para turmas on-line
Oferta é de 500 vagas. Aulas serão ministradas pela Unicamp em salas virtuais.

No RS, UFPel recebe inscrições para Vestibular EaD 2020/2
Interessados nas mais de 800 vagas serão selecionados por meio de uma redação, que deverá ser produzida e enviada pela internet

UEL recebe pedidos de isenção e redução de taxa do Vestibular 2021
O benefício da isenção total ou desconto parcial vai depender da renda do candidato. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 14 de setembro a 30 de outubro.

UERJ divulga novo cronograma de reclassificações do Vestibular 2020
O calendário foi suspenso antes da matrícula dos aprovados na 2ª reclassificações em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Fatecs (SP) divulgam resultado do Vestibular 2020/2
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as matrículas deverão ser realizadas on-lin, através do link informado pelas Fatecs.