Logo Super Vestibular

Prepara Trans Goiás

A iniciativa atende, prioritariamente, pessoas transexuais, transgêneras e travestis.

Publicado por Rafael Batista
O projeto Prepara Trans Goiás oferece formação integral e preparação para o Enem.
O projeto Prepara Trans Goiás oferece formação integral e preparação para o Enem.

Organizado por estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, o Cursinho Prepara Trans é ligado à Coordenadoria de Ações Afirmativas da instituição e tem o objetivo principal de preparar pessoas transexuais, transgêneras e travestis para os vestibulares de Goiás e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto também oferece formação integral, podendo participar das aulas estudantes com qualquer nível de formação.

Para se inscrever os interessados precisam entrar em contato com a organização do cursinho e agendar a inscrição, que deve ser feita pessoalmente no mesmo local em que acontecem as aulas. Os interessados devem preencher um formulário com algumas informações sobre educação e recebem a Regulamentação de Funcionamento. Por ter um número inconstante de alunos, o cursinho está sempre com inscrições abertas.

Apesar de beneficiar prioritariamente travestis, transexuais e transgênero, havendo vagas, o projeto atende também gays, lésbicas e bissexuais. A proposta inicial é de atender 25 alunos que se enquadram nesse grupo e ainda não existe um critério de seleção com base na renda do candidato, mas há a possibilidade de que nos próximos anos esse método seja adotado, se necessário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gratuidade

Não há taxas de inscrição ou mensalidade e o cursinho é mantido de forma autônoma, realizando campanhas de arrecadação de materiais ou contribuições financeiras. Além das aulas, os estudantes recebem de forma gratuita todo material de papelaria (cadernos, canetas, lápis e borracha) e as cópias da apostila utilizada em sala de aula.

As aulas são ministradas por voluntários de diversos cursos, não somente de licenciaturas, e de diferentes níveis (graduação, pós-graduação e outros). Atualmente, são 25 professores que preparam conteúdos com base nos quatro grupos de conteúdos previstos para o Enem: Humanidades; Ciências da Natureza; Matemática; Linguagens, Leitura e Produção Textual.

O cursinho acontece de segunda a quinta-feira, das 19h20 às 21h20, e às sextas-feiras, das 18h30 às 21h20. O local destinado para a realização das aulas é sala 113 da Faculdade de Educação da UFG em Goiânia.

Endereço: Faculdade de Educação da UFG, R. 235, 307, Setor Leste Universitário, Goiânia/GO
Facebook: @PreparaTrans
E-mail: preparatrans@gmail.com

Veja também

Fuvest 2021: pedidos de isenção de taxa do Vestibular podem ser feitos somente até hoje (10)
Candidatos que se encaixam nos requisitos exigidos devem apresentar documentação comprobatória. Resultado sai no dia 7 de agosto.

Prazo para se inscrever no SiSU 2020/2 encerra hoje (10)
O SiSU oferece vagas gratuitas em instituições públicas de ensino, como universidades federais, estaduais e centros tecnológicos. Nesta edição, 57 delas estão oferecendo novas oportunidades. 

Inep informa datas das provas do Enem 2020
Notas do exame educacional podem ser usadas para ingressar em cursos superiores

Faculdade Albert Einstein adia provas do Vestibular 2020/2 de Enfermagem
Contudo, as inscrições seguem aberta e serão encerradas em até 15 dias anteriores à nova data das provas, ainda a ser divulgada.

Acafe (SC) solta resultado do Vestibular de Inverno 2020
O processo seletivo desta edição não foi presencial por causa da pandemia do coronavírus. Os candidatos somente foram avaliados pela internet.

Coronavírus: UFT cancela Vestibular 2020/2
Apesar do cancelamento do Vestibular 2020/2, a UFT está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas por meio do SiSU, até a próxima sexta-feira, dia 10.

São Paulo: inscrições para Vestibular 2020/2 das Fatecs começam hoje (8)
Por causa da pandemia do coronavírus, candidatos serão avaliados por análise de notas do histórico escolar

MEC abre prazo para consulta de bolsas do ProUni 2020/2
Para participar do programa, é necessário ter feito o Enem 2019. Inscrições começam dia 14 de julho.

Unicamp encerra prazo para pedir isenção de taxa do Vestibular 2021
Conforme cronograma, lista com nomes dos contemplados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 de julho

Unemat não fará Vestibular 2020/2 e selecionará via Enem
A Unemat utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 e 2019 ao invés do seu tradicional vestibular.

Estão abertas as inscrições do Vestibulinho 2020/2 das Etecs
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 21 de julho e a forma de seleção será por meio de análise do histórico escolar.

Inscrições para SiSU 2020/2 já podem ser feitas
Nesta edição, são oferecidas 51.800 vagas em 57 instituições públicas de ensino superior