Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Salvaguarda

Projeto gratuito orienta estudantes da rede pública de ensino no processo de ingresso ao ensino superior

Publicado por Lucas Afonso
Logomarca Salvaguarda
Programa criado em 2017 já atendeu mais de 30 mil jovens brasileiros
Crédito da Imagem: Salvaguarda

O Salvaguarda é um projeto social que tem por objetivo compartilhar informações e orientar estudantes da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), demais vestibulares e na escolha do curso superior. A iniciativa funciona a partir do trabalho voluntário de centenas de universitários e graduados e é considerada o maior programa de auxílio a estudantes da rede pública no Brasil.

O programa teve início em 2017 e foi idealizado por Vinícius de Andrade, que era estudante de Economia da Universidade de São Paulo (USP) neste período. Após aplicar uma pesquisa com jovens do terceiro ano do ensino médio na região de Ribeirão Preto (SP), o acadêmico percebeu a desmotivação e a falta de informações desses estudantes quanto ao ingresso no ensino superior.

Com isso, para incentivar jovens a acessarem o ensino superior, Vinícius fundou o Salvaguarda e contou desde o início com a ajuda de voluntários para o desenvolvimento das atividades e atendimento aos participantes. Desde a fundação do projeto, mais de 30 mil estudantes já foram beneficiados.

O projeto possui parceria com escolas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas possibilita com que estudantes de todas as regiões brasileiras possam participar do programa, pois as ferramentas são disponibilizadas remotamente.

As atividades desenvolvidas pelo programa são baseadas em três frentes:

Informação: informar os participantes do projeto quanto aos processos seletivos, novidades e como se preparar para realizar o Enem e vestibulares. Os comunicados oficiais são feitos pelas plataformas digitais, principalmente pelo grupo nas redes.

Motivação: ajudar os estudantes no processo de preparação para o ingresso no ensino superior, possibilitando um suporte necessário quanto a escolha da carreira ou mesmo na explicação de como funciona cada curso.

Conteúdo: disponibilização de conteúdos preparatórios para os participantes se capacitarem para as provas.

Tópicos deste artigo

Inscrição

As inscrições para o Salvaguarda são gratuitas e realizadas pela internet, por meio de um link disponibilizado nas redes sociais do projeto. O único critério para poder se inscrever é ter concluído ou estar cursando o ensino médio em escola pública. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não há aplicação de provas no processo de seleção para o projeto, basta seguir as etapas de preenchimento de informações corretamente e envio de documentos para assegurar a participação. O período de inscrições acontece nos meses de fevereiro e março. As atividades ocorrem a partir de abril.

Como funciona

O projeto funciona por meio de ferramentas de apoio online independentes uma da outra. Todas as informações oficiais e de orientação das atividades propostas ao longo do projeto são comunicadas e encaminhadas no grupo padrão do WhatsApp. Confira abaixo as ferramentas do projeto:

Correção de redação

O projeto oferece uma proposta de redação a cada mês e a correção da produção textual por corretores voluntários. Os participantes devem seguir as instruções para o envio da redação para o corretor designado em um prazo de até 12 dias após a liberação do tema.

Monitoria

O Salvaguarda conta também com a oferta de monitorias para cada uma das disciplinas: Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Os links para os grupos de cada monitoria são enviados ao grupo padrão. Nesses espaços, os estudantes podem encaminhar quaisquer dúvidas relacionadas a conteúdos da disciplina, que serão respondidas pelos voluntários para a resolução dessas questões.

Tutoria

As tutorias são outro tipo de ferramenta que dão suporte aos participantes. Nelas, o estudante poderá se informar melhor por meio do atendimento de um tutor quanto a meios de ingresso às universidades, auxílios, cronograma de estudos para o vestibular e dicas para organização e otimização dos estudos.

Salvaprofissa

O Salvaprofissa é um evento do projeto realizado em formato de live com profissionais que compartilham suas experiências no mercado de trabalho e ajudam os participantes do projeto no entendimento sobre cada profissão e na escolha da carreira.

Ufa!

O projeto conta com encontros semanais temáticos de acolhimento com psicólogos intitulados de “Ufa!”. Esses espaços são possibilidades de escuta, interação entre os participantes do projeto e diálogo sobre questões importantes que fazem parte do processo no qual todos os participantes estão vivenciando.

Redes sociais

Instagram | Facebook | Youtube

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa