O Salvaguarda é um projeto social que tem por objetivo compartilhar informações e orientar estudantes da rede pública de ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), demais vestibulares e na escolha do curso superior. A iniciativa funciona a partir do trabalho voluntário de centenas de universitários e graduados e é considerada o maior programa de auxílio a estudantes da rede pública no Brasil.
O programa teve início em 2017 e foi idealizado por Vinícius de Andrade, que era estudante de Economia da Universidade de São Paulo (USP) neste período. Após aplicar uma pesquisa com jovens do terceiro ano do ensino médio na região de Ribeirão Preto (SP), o acadêmico percebeu a desmotivação e a falta de informações desses estudantes quanto ao ingresso no ensino superior.
Com isso, para incentivar jovens a acessarem o ensino superior, Vinícius fundou o Salvaguarda e contou desde o início com a ajuda de voluntários para o desenvolvimento das atividades e atendimento aos participantes. Desde a fundação do projeto, mais de 30 mil estudantes já foram beneficiados.
O projeto possui parceria com escolas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas possibilita com que estudantes de todas as regiões brasileiras possam participar do programa, pois as ferramentas são disponibilizadas remotamente.
As atividades desenvolvidas pelo programa são baseadas em três frentes:
Informação: informar os participantes do projeto quanto aos processos seletivos, novidades e como se preparar para realizar o Enem e vestibulares. Os comunicados oficiais são feitos pelas plataformas digitais, principalmente pelo grupo nas redes.
Motivação: ajudar os estudantes no processo de preparação para o ingresso no ensino superior, possibilitando um suporte necessário quanto a escolha da carreira ou mesmo na explicação de como funciona cada curso.
Conteúdo: disponibilização de conteúdos preparatórios para os participantes se capacitarem para as provas.
Tópicos deste artigo
Inscrição
As inscrições para o Salvaguarda são gratuitas e realizadas pela internet, por meio de um link disponibilizado nas redes sociais do projeto. O único critério para poder se inscrever é ter concluído ou estar cursando o ensino médio em escola pública.
Não há aplicação de provas no processo de seleção para o projeto, basta seguir as etapas de preenchimento de informações corretamente e envio de documentos para assegurar a participação. O período de inscrições acontece nos meses de fevereiro e março. As atividades ocorrem a partir de abril.
Como funciona
O projeto funciona por meio de ferramentas de apoio online independentes uma da outra. Todas as informações oficiais e de orientação das atividades propostas ao longo do projeto são comunicadas e encaminhadas no grupo padrão do WhatsApp. Confira abaixo as ferramentas do projeto:
Correção de redação
O projeto oferece uma proposta de redação a cada mês e a correção da produção textual por corretores voluntários. Os participantes devem seguir as instruções para o envio da redação para o corretor designado em um prazo de até 12 dias após a liberação do tema.
Monitoria
O Salvaguarda conta também com a oferta de monitorias para cada uma das disciplinas: Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Os links para os grupos de cada monitoria são enviados ao grupo padrão. Nesses espaços, os estudantes podem encaminhar quaisquer dúvidas relacionadas a conteúdos da disciplina, que serão respondidas pelos voluntários para a resolução dessas questões.
Tutoria
As tutorias são outro tipo de ferramenta que dão suporte aos participantes. Nelas, o estudante poderá se informar melhor por meio do atendimento de um tutor quanto a meios de ingresso às universidades, auxílios, cronograma de estudos para o vestibular e dicas para organização e otimização dos estudos.
Salvaprofissa
O Salvaprofissa é um evento do projeto realizado em formato de live com profissionais que compartilham suas experiências no mercado de trabalho e ajudam os participantes do projeto no entendimento sobre cada profissão e na escolha da carreira.
Ufa!
O projeto conta com encontros semanais temáticos de acolhimento com psicólogos intitulados de “Ufa!”. Esses espaços são possibilidades de escuta, interação entre os participantes do projeto e diálogo sobre questões importantes que fazem parte do processo no qual todos os participantes estão vivenciando.
Redes sociais